Saúde

Arritmia cardíaca: nova diretriz médica revela se paciente pode tomar café

Nova diretriz médica revela que consumo moderado de café é seguro para pessoas com arritmia cardíaca

Redação Folha Vitória

Foto: pexels

Quem tem fibrilação atrial, a arritmia cardíaca mais comum, frequentemente se pergunta: é seguro tomar café? Uma nova diretriz da Associação Americana do Coração e do Colégio Americano de Cardiologia traz boas notícias para os amantes da bebida.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A fibrilação atrial é caracterizada por batimentos cardíacos irregulares e acelerados. Pessoas com FA muitas vezes evitam café devido ao seu efeito estimulante, mas será que essa preocupação é justificada?

Quem tem problema no coração pode tomar café?

De acordo com a nova diretriz, publicada na revista científica Circulation, o consumo moderado de café não piora a fibrilação atrial. Na verdade, pode até reduzir o risco da doença.

LEIA TAMBÉM: Jejum intermitente emagrece? Saiba como fazer

O cardiologista Luiz Antonio Machado César, diretor da Unidade de Coronariopatia Crônica do InCor (SP), explica: "A sensação estimulante do café vem principalmente do efeito da cafeína no cérebro, e não no coração."

Embora o café aumente a frequência cardíaca, esse efeito varia conforme os hábitos de consumo. 

"Se você nunca tomou café, uma xícara pode acelerar sua frequência cardíaca. Mas se você está acostumado, isso não acontece, mesmo com fibrilação atrial", afirma Machado César.

Qual a quantidade segura de café?

De acordo com a FDA, o consumo de até 400 ml de cafeína por dia é seguro para adultos saudáveis. Machado César recomenda que adultos entre 60 e 85 quilos, de até 65 anos, podem tomar até quatro xícaras grandes de café filtrado ou até quatro xícaras pequenas de expresso.

LEIA TAMBÉM: Academia ou crossfit: saiba se existe exercício ideal para emagrecer

Embora a diretriz indique que o consumo de café é seguro para quem tem fibrilação atrial, pode haver exceções. Portanto, é essencial consultar um médico antes de fazer qualquer mudança nos hábitos de consumo de cafeína. A diretriz analisou apenas o café, não incluindo bebidas com doses excessivas de cafeína, como energéticos.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Este conteúdo foi produzido com o auxílio de ferramenta de Inteligência Artificial e revisado por editor do jornal.
Pontos moeda