Saúde

É verdade que beber água durante as refeições engorda? Entenda

Beber líquidos durante as refeições pode ter diferentes consequências dependendo do tipo e da quantidade do líquido ingerido

Redação Folha Vitória

Foto: pexels

O processo de digestão envolve diversos fatores e desperta muitas dúvidas. Uma das mais comuns é sobre os possíveis prejuízos ou benefícios de beber líquidos, como sucos, refrigerantes ou água, durante as refeições. Algumas pessoas acreditam até que o hábito influencie no processo de emagrecimento. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Mas, afinal, quais são as consequências desse hábito? De acordo com a nutricionista Lara Natacci, as consequências desse hábito dependem do tipo de líquido e da quantidade ingerida. 

"Quanto mais elaborado o líquido, especialmente em relação ao açúcar e gases, mais difícil será sua digestão, o que pode causar mal-estar, inchaço, refluxo e gases" explicou em entrevista ao Estadão.

Lara esclarece que a ingestão de água em baixa quantidade (até 200 ml) durante a refeição não afeta o processo digestivo nem causa problemas. "Se a pessoa preferir ingerir outros líquidos, é importante maneirar na quantidade e optar por substâncias mais leves," destaca.

Açúcar oculto e impacto no peso

A endocrinologista Maria Fernanda Barca, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), alerta que mesmo bebidas aparentemente não calóricas, como água de coco, podem ser ricas em açúcares. "Vale a pena checar as informações na embalagem antes de consumir," aconselha.

LEIA TAMBÉM: Cúrcuma: conheça os benefícios e saiba como usar

Ingerir água durante a refeição não tem efeito emagrecedor nem engordativo, conforme as especialistas. Quanto a outros líquidos, como sucos e refrigerantes, esses são naturalmente calóricos, mas sua ingestão com a refeição não causa efeitos específicos no peso.

Benefícios de beber líquidos antes das refeições

Beber líquidos antes das refeições pode ser positivo, desde que feito de forma moderada. "Muitas vezes confundimos sede com fome, então estar hidratado antes das refeições pode ajudar a manter um consumo equilibrado de alimentos," diz Lara Natacci.

LEIA TAMBÉM: Omeprazol: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Lara também desmistifica a ideia de que a temperatura do líquido altera a digestão. "Beber água gelada antes das refeições não emagrece. Isso é um mito," afirma.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Este conteúdo foi produzido com o auxílio de ferramenta de Inteligência Artificial e revisado por editor do jornal.
Pontos moeda