Saúde

Risco de câncer aumenta após os 50 anos; veja os tumores mais comuns

Após os 50 anos, o risco de câncer aumenta significativamente. Conheça os tumores mais frequentes na terceira idade e como se prevenir.

Redação Folha Vitória

Foto: Reprodução/Freepik @pressfoto

Com o envelhecimento, o risco de desenvolver câncer aumenta consideravelmente. Após os 50 anos, a probabilidade de diagnóstico pode ser até 11 vezes maior.

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), mais da metade dos casos de câncer são diagnosticados em idosos, e 70% das mortes por câncer ocorrem em pessoas com mais de 60 anos.

De acordo com a SBGG, ultrapassar os 50 anos pode aumentar em até 11 vezes a chance de desenvolver a doença. No cenário global, 56% dos casos de câncer são diagnosticados em idosos, e 70% das mortes por câncer ocorrem em pessoas acima dos 60 anos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Por que o câncer é mais frequente em idosos?

Carlos Gil Fereira, presidente do Instituto Oncoclínicas, explica que o câncer é resultado do crescimento desordenado e anormal de células. Na terceira idade, o sistema imunológico se torna menos eficiente, dificultando a correção de divisões celulares anômalas, o que favorece o surgimento de tumores. Além disso, a maior expectativa de vida expõe os indivíduos a fatores de risco por um período mais longo, aumentando as chances de desenvolvimento de câncer.

Tumores mais comuns em idosos

Embora os dados de prevalência de câncer em idosos não estejam totalmente atualizados, especialistas indicam que os tipos mais comuns são:

— Câncer de pulmão
— Câncer de mama
— Câncer de próstata
— Câncer colorretal (intestino)
— Câncer de pulmão

O câncer de pulmão é o mais comum globalmente, com 2,5 milhões de diagnósticos anuais. No Brasil, é o terceiro mais prevalente em homens e o quarto em mulheres. O principal fator de risco é o tabagismo, responsável por 85% dos casos.

LEIA TAMBÉM: Refrigerante zero x suco natural: Qual é melhor para emagrecer?

Câncer de mama

O câncer de mama é frequente em idosos, com quatro em cada cinco casos diagnosticados após os 50 anos. No Brasil, é o segundo tipo mais comum e o responsável pela morte de 18.361 pessoas em 2021. O autoexame e a mamografia são cruciais para a detecção precoce.

Câncer de próstata

Considerado um câncer da terceira idade, 75% dos casos ocorrem após os 65 anos. É o tumor mais comum entre homens no Brasil, com 16.301 mortes registradas em 2021. Os principais fatores de risco incluem idade, histórico familiar e excesso de gordura corporal.

Câncer colorretal (Intestino)

Comum em idosos, o câncer colorretal afeta o intestino, cólon e reto. Os fatores de risco incluem idade avançada, sedentarismo, dieta pobre em fibras, consumo excessivo de carnes vermelhas e histórico familiar. A detecção precoce é dificultada pela ausência de sintomas iniciais.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Este conteúdo foi produzido com o auxílio de ferramenta de Inteligência Artificial e revisado por editor do jornal.