Saúde

Banco de leite de Cachoeiro comemora alta do estoque

Mas a unidade alerta: é importante que as doações continuem para que não haja baixa nos períodos de festas e férias

Elisangela Teixeira

Redação Folha Cachoeiro

Agosto não é apenas considerado o mês “mais longo” do ano, segundo a crendice popular. O mês também é dedicado a campanha Agosto Dourado, que incentiva e valoriza ações de apoio à amamentação. São trinta dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento. Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo.

Foto: Divulgação
Atual estoque do Banco de Leite do Heci é considerado satisfatório

Em Cachoeiro de Itapemirim o bando de leite do Hospital Evangélico, único do sul do estado, tem realizado uma série de ações com o objetivo de manter o estoque ideal, que é de 90 litros por mês para o preparo na dieta dos bebês. Atualmente o banco comemora a alta do estoque, em 100 litros direcionado para cerca de 180 crianças.

De acordo com a enfermeira Adriana Olmo, os dois últimos meses tem sido de fartura, no entanto a média oscila, sobretudo em períodos de festas de fim de ano e férias. 

“As doações caem bastante nestes períodos, deixando o estoque em estado crítico. Por isso é importante que as doações continuem e as mamães não percam o hábito de sempre lembrarem de doar”, comenta.

O leite é direcionado a todos os bebes que são atendidos pela unidade, cujas mães tem alguma dificuldade de amamenta-los.

“Geralmente as mães ficam como doadoras por um período de quatro meses. Quando termina a licença maternidade, costumam diminuir as doações e até mesmo as mamadas, e acabam parando. É importante que todas que possam doar, o façam, pois temos muitos casos de bebes cujas mães não podem amamentar devido a várias situações”, explica Adriana.

Doações

Para doar é fácil. As mulheres em período de amamentação, que podem ter dado à luz em qualquer hospital e não somente na unidade, recebem os frascos coletores de leite e orientação de como armazenar, até que uma equipe da unidade faça a coleta.

A unidade móvel do Heci, após o contato da mãe, passa no endereço informado, levando o cadastro e todas as orientações. Na primeira visita a profissional faz a ordenha e ensina como é feito o procedimento. Nas próximas doações, a própria mãe consegue fazê-lo e o banco vai à residência somente para levar um novo frasco e pegar o leite. As coletas são realizadas de segunda à sexta-feira, de 07h às 17h e nos fins de semana trabalha em regime de plantão.


Banco de Leite do Hospital Evangélico

Endereço: Rua Anacleto Ramos, 55 – Ferroviários

Telefone (28) 3521-6199 ou 3521-7045

Pontos moeda