Saúde

Cachoeiro de Itapemirim fará vacinação seletiva contra sarampo. Confira os locais!

Ação será realizada no dia 24 de agosto, das 8h às 14h, no Centro de Saúde Bolívar de Abreu e em mais 28 unidades básicas de saúde.

Foto: Reprodução
Vacinação segue de 26 a 30 de agosto, com horário estendido. Podem se vacinar pessoas de 1 a 49 anos. 

A secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho, esclarece que, desta vez, não se trata de campanha, mas, sim, de vacinação seletiva, voltada apenas para a população que se enquadra na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, de 1 a 49 anos de idade.

Será no dia 24 de agosto, das 8h às 14h, no Centro de Saúde Bolívar de Abreu – avenida Jones dos Santos Neves, bairro Santo Antônio, em frente à igreja Consolação – e em mais 28 unidades básicas de saúde (UBS) na cidade e no interior.

“A vacinação contra o sarampo é uma rotina em todas as nossas unidades. Portanto, quem estiver com o cartão de vacina em dia não precisa receber a dose. O que estamos fazendo é facilitar ao máximo o acesso ao imunizante, para que todos fiquem protegidos do vírus, que já infectou uma pessoa no Espírito Santo”, ressalta.

O esquema vacinal contra o sarampo para crianças é de uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (a tetra viral) de idade. Pessoas até 29 anos recebem duas doses, e de 30 a 49 anos, dose única.

A vacina está sempre disponível no Centro Municipal de Saúde e nas salas de vacina das unidades básicas de saúde. É preciso apresentar o cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento pode ser agendado pelo site

Vacinação segue de 26 a 30 de agosto, com horário estendido

Para intensificar a ação, a Semus fará na semana seguinte ao dia de intensificação, entre 26 e 30 de agosto, atendimento estendido no Centro de Saúde Bolívar de Abreu, das 7h às 19h. O intuito é oportunizar o acesso à dose contra o sarampo a quem não puder ser atendido no dia 24.

Sarampo

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por vírus. É uma das principais doenças responsáveis pela mortalidade infantil em países subdesenvolvidos. Altamente contagioso, é transmitido diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar. Seus sintomas incluem febre e manchas avermelhadas no corpo, coceira, mal-estar geral e falta de apetite.

Confira os locais de vacinação

Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu

UBS de Soturno

UBS de Novo Parque

UBS de Córrego dos Monos

UBS de Pacotuba

UBS de Burarama

UBS de União

UBS de Village da Luz

UBS de Zumbi

UBS de Coramara

UBS de Nossa Senhora Aparecida

UBS de Paraíso

UBS de Amaral

UBS de São Luiz Gonzaga

UBS de Aquidabã

UBS de Conduru

UBS de BNH de Baixo

UBS de Abelardo Machado

UBS de Aeroporto

UBS de Jardim Itapemirim

UBS de Gilson Carone

UBS de São Vicente

UBS de Nossa Senhora da Penha

UBS de Agostinho Simonato

UBS de Coutinho

UBS de Otto Marins

UBS de Amaral

UBS de Itaoca

UBS de Vila Rica

UBS de Valão

Pontos moeda