Saúde

Calvície: solução para o problema pode estar no sangue do próprio paciente

Técnica que utiliza plasma rico em plaquetas está sendo estudada a fim de se tornar uma nova terapia para a calvície.

Foto: Divulgação

Segundo dados da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), no Brasil, 42 milhões de homens têm calvície e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o problema atinge metade dos homens até os 50 anos de idade. A maioria não lida bem com a perda dos cabelos e muitos buscam maneiras para reverter o problema. 

Alguns já estão investindo no implante capilar, mas devido ao custo do procedimento, tônicos capilares têm sido a solução mais acessível para o problema.

A boa notícia, é que a medicina vem evoluindo e as pesquisas também. Novos estudos acreditam que a solução para o problema pode estar no sangue do próprio paciente.

No sangue, há um plasma rico em plaquetas para regeneração dos folículos capilares. De acordo com o Portal R7, a técnica foi desenvolvida há algumas décadas, mas passou a ser estudada mais a fundo nas terapias para calvície.

Na maioria dos países, incluindo o Brasil, o PRP, como é conhecido, tem aplicações apenas experimentais, ou seja, é usado em ambientes de estudo.

Procedimento 

A técnica, que tem aplicações apenas experimentais, consiste na centrifugação de uma pequena quantidade de sangue do indivíduo. Depois do procedimento, é possível obter uma maior concentração de plaquetas. O plasma coletado é então injetado nos folículos pilosos, em um processo que é repetido mensalmente durante três meses e depois a cada três ou seis meses.

Em casos acompanhados por médicos norte-americanos, os pacientes deixaram de perder cabelos e os folículos aumentaram de espessura, proporcionando eventual renascimento capilar, observa a Associação Americana de Dermatologia (AAD).

A Associação destaca que "há mais esperança no horizonte, uma vez que uma quantidade crescente de pesquisas indica que o procedimento conhecido como terapia de plasma rico em plaquetas pode fornecer um tratamento eficaz".

Pontos moeda