Saúde

Formato, cor e espessura das fezes mostram como está a saúde do seu intestino

Cólica intestinal é sintoma de 'problema' e precisa ser verificada.

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Alimentação, pouca ingestão de água, falta de exercícios físicos até problemas emocionais, estão ligados a constipação intestinal. 

Muitas pessoas sentem desconfortos ou possuem dificuldade para defecar. A ida ao banheiro, principalmente em locais públicos, torna-se uma situação desagradável, principalmente quando a pessoa precisa de mais tempo para conseguir evacuar. E diversos fatores estão relacionados com a constipação intestinal, desde alimentação, pouca ingestão de água, falta de exercícios físicos até os problemas emocionais.

Mas, para detectar se você possui algum problema, uma simples observação sobre o formato, a cor e espessura das fezes dizem muito sobre a saúde do seu intestino. Nesse sentido, a nutricionista Estela Reginatto mostra os tipos de fezes, veja abaixo:

Foto: Divulgação

Veja o que fazer de acordo com o seu tipo

A nutricionista explica que os tipos 1 e 2 são comuns em pessoas que possuem constipação mais severa. Nesse sentido, Estela indica aumentar o consumo de água -beber cerca de 2 a 2,5 litros de água ao dia-, praticar atividade física para aumentar os movimentos peristálticos e consumir mais fibras como aveia, vegetais preferencialmente crús, frutas com a casca ou bagaço, como a laranja e a ameixa. Outras opções são kefir, o Kombucha e a biomassa de banana verde.

Os tipos 3 e 4 indicam que a saúde do intestino está em dia. "Mesmo assim, consuma diariamente 2 a 3 litros de água ao dia e faça a ingestão de boa quantidade de fibras. Além das frutas, que devem ser consumidas com casca, priorizar também os vegetais preferencialmente crus como pepino, saladas verdes e cenoura crua", explicou a nutricionista.

Agora, se o tipo das fezes é o 5, 6 ou 7, a nutricionista comenta que esses formatos denotam urgência de atenção. "Eles sinalizam que existe alguma alergia alimentar ou alguma intolerância. O uso de medicações também pode causar este tipo de fezes ou pode ser um sinal de existência de alguma doença intestinal quando essa diarreia não tem mais controle ou não para, neste caso, é preciso consultar um médico ou um nutricionista. Esse tipo de fezes sem controle de evacuação e de formato líquido pode ser observado em pessoas com intolerância a lactose ou a caseína, o que é mais comum na população", comentou Estela. 

Forma correta de evacuar

O ideal é evacuar a cada 24 horas, dependendo do volume de alimentos consumidos, é normal também evacuar de 2 a 3x ao dia, como é o caso de homens ou atletas que precisam de um volume de comida maior.