OMS: Até 2050 população mundial com idade superior a 60 anos deverá atingir 2 bilhões
Exercícios físicos garantem qualidade de vida a idosos.
A Organização Mundial da Saúde estima que, em 2050, a população mundial com idade superior a 60 anos chegue a 2 bilhões, o que representa um quinto da população mundial. Com o aumento da estimativa de vida vem um grande desafio: como envelhecer com saúde?
O envelhecimento é um processo que ocorre aos poucos, quanto mais cuidar da saúde física e mental, menores serão as chances de ter doenças crônicas, aquelas doenças que necessitam de um acompanhamento por maior tempo, como diabetes, hipertensão, entre outras.
A recomendação da OMS é que a partir dos 65 anos, seja uma atividade física moderada, de preferência em grupo, no mínimo três dias por semana e em intensidade que varia de acordo com as condições de saúde e de mobilidade de cada pessoa. De forma geral, por semana, são suficientes 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa. Para todas as idades, vale a lembrança de que o aumento do tempo de atividade física potencializa os resultados.
Além de uma alimentação adequada para a faixa etária, a prática de atividade física na terceira idade é importante para reduzir os danos causados pelo tempo, como o enfraquecimento dos músculos, perda de equilíbrio, perda de agilidade e flexibilidade e de resistência muscular.
Na terceira idade, muitas pessoas sentem a necessidade de um convívio com mais pessoas, e a prática do exercício físico pode muito bem ser um dos melhores remédios contra a depressão e outras doenças.
"A gente pode envelhecer bem ou envelhecer mal e isso não necessariamente está associado com o aparecimento de doenças. Conforme a gente vai envelhecendo, é comum o aparecimento de doenças crônicas mesmo. Mas se a gente conseguir cuidar dela, vamos ter uma boa qualidade de vida sim. O importante é preveni-las, mas se aparecerem, temos que tratar para que não se compliquem", disse o geriatra Roni Chaim Mukamal.
Cenário atual
* Com informações do Blog da Saúde- Via Ministério da Saúde.