Cerca de 20% dos brasileiros que usam dentadura têm entre 25 e 44 anos
Escovação adequada, o uso regular do fio dental e o acompanhamento com o dentista a cada seis meses são essencial para a saúde bucal
A falta de cuidados com a saúde bucal ainda é uma realidade para os brasileiros. Prova disso são os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, que mostram que um em cada cinco brasileiros que usam dentadura tem entre 25 e 44 anos.
Para a mestre em Saúde Pública e doutora em Radiologia Odontológica Márcia Gabriella Barros, os dados são alarmantes porque revelam que pessoas muito jovens já perderam os dentes e tiveram que recorrer às próteses. "Os dentes podem ser perdidos por algum trauma ou acidente, mas geralmente isso acontece por conta da má saúde bucal, que ocasiona cárie, gengivite e doença periodontal", explicou.
A escovação adequada, o uso regular do fio dental e o acompanhamento com o dentista a cada seis meses são as ações indicadas para quem quer evitar esse problema.
"Hoje a tecnologia é uma grande aliada. Ela permite tratamentos mais rápidos e exames mais completos. O sorriso perfeito é uma realidade, mas os cuidados básicos não devem ser esquecidos. Isso não é apenas uma questão de estética, mas de saúde”, destacou.