Saúde

Dia Mundial de Combate ao Estresse: problema pode causar aftas e prejudicar a saúde bucal

Estresse causa baixa imunidade, falha no sistema imunológico e diminuição das defesas do organismo

Foto: Divulgação
As pessoas precisam buscar atividades para afastar o estresse. 

Na próxima segunda (23) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Estresse. Trânsito, contas e tarefas domésticas: vários são os gatilhos que podem desencadear o estresse e provocar um desequilíbrio no organismo. As consequências para o corpo humano são inúmeras e, na saúde bucal, o mal pode causar aftas, que são aquelas famosas inflamações na região da mucosa. As “bolhas” costumam atrapalhar atividades simples do dia-a-dia como comer, falar ou beijar. 

De acordo com a dentista Catarina Riva, o estresse diário é um fator que potencializa o aparecimento das úlceras bucais.

“O alto nível de estresse é um dos fatores que ocasionam as escoriações, pois, com a baixa imunidade, o sistema imunológico falha e as defesas diminuem. Outra causa da estomatite aftosa recorrente está relacionada a uma higienização bucal incorreta. Por desconhecimento, descuido ou esquecimento na correria diária, essa má higienização gera ambientes propícios à proliferação de bactérias que, assim, destroem parte do tecido normal, causando as feridas”, reforça a especialista.

A ingestão de alimentos ácidos e a deficiência de substâncias como vitamina B12 e ácido fólico também são fatores que podem desencadear as aftas. Catarina reforça sobre a importância de buscar orientação médica caso a inflamação não desapareça. “As aftas geralmente curam em até duas semanas. Caso a inflamação persista, é necessário buscar orientação de um especialista”, diz a dentista.

Catarina também recomenda que as pessoas busquem atividades para afastar o estresse. “Atividades físicas regulares e boas noites de sono podem ajudar. Além disso, tratar a causa do estresse é fundamental. Para isso podem ser demandados profissionais de outras áreas da saúde”, disse.

Pontos moeda