Saúde

Você sabe identificar quando seu cão está com gripe? Animais podem pegar a doença de humanos

Medicamentos humanos e dosagens podem matar o animal

Foto: Divulgação

A tosse dos canis, ou gripe canina é uma doença causada de modo geral pelo vírus da parainfluenza H3N8 (nos EUA). Mas que complicada, pode ter envolvimento bacteriano (B. bronchiseptica). A doença tem curso autolimitante na maior parte dos cães, que desenvolvem tosse e às vezes secreção nasal. No agravamento, pneumonia.

De acordo com o médico veterinário Márcio Becacici esse inicio da primavera que é quando começamos a ter a polinização, existe o aumento da incidência de doenças respiratórias por conta do acumulo dos ácaros ambientais.

Segundo o veterinário, os tutores que costumam levar seus cães em creches e hotéis, é preciso ter cuidado, pois a incidência de contrair a doença é maior, por conta da quantidade de pets aglomerados em um espaço restrito.

Márcio ainda alerta que apesar de ser mais difícil a gripe é passada de humanos para pets.

Tem tratamento? Sim, porém é preciso um diagnostico primário. Márcio explica que muita das vezes o animal tem uma gripe sem uma repercussão infecciosa, o que seria a gripe viral, sendo alternativa de tratamento, sustentar a imunidade do organismo, sendo realizado um tratamento sintomático, com uso de nebulizadores em vias aéreas, limpeza da secreção nasal, água e alimentação. Entretanto, se o animal apresentar febre, prostração e o exame de sangue com alteração, pode se tratar então de uma gripe viral com complicação bacteriana ou uma gripe bacteriana, neste caso é preciso o uso de antibióticos Anti-inflamatórios.

Qual a prevenção?

Vacinação, além de cuidados básicos, como não permitir que ele compartilhe água, comida e brinquedos, já que a doença é passada de cão para cão. Manter contato com os outros donos para saber se existe algum animal doente também é importante: ao menor sinal de surto vale mudar o local de passeio para outro parquinho.

Porém, sempre procure um veterinário para um diagnóstico e também tratamento, alguns medicamentos humanos e dosagens podem matar o animal, até mesmo a vacina, é preciso saber se o pet pode realizar a prevenção.

Pontos moeda