Saúde

É necessário tomar banho todos os dias? Veja o que dizem os especialistas

O banho é fundamental para retirar da pele as impurezas adquiridas por meio do do suor e da poluição, por exemplo. Além disso, também ajuda a proporcionar sensação de bem-estar

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Você já ouviu dizer que tomar muito banho pode fazer mal para a pele? Foi justamente para esclarecer informações como essa que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou uma cartilha com informações e orientações para a hora do banho

De acordo com os especialistas, o banho é fundamental para retirar da pele as impurezas adquiridas por meio do do suor e da poluição, por exemplo. Além disso, também ajuda a proporcionar uma sensação de bem-estar.

Diferente do que circula na internet, a falta de banho pode causar uma série de problemas de saúde, como:

- micoses;

- doenças infecciosas por bactérias;

- agravamento do envelhecimento da pele pela exposição à poluição e oleosidade.

O guia produzido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia reforça que tomar banho todos os dias é ainda mais importante durante a pandemia.

“O banho diário é um hábito que deve ser praticado e estimulado nas diferentes faixas etárias, pois a falta de higiene pode ser prejudicial à saúde, em especial neste período de pandemia, quando a limpeza da pele e cabelos ajuda na proteção contra o novo coronavírus”, destaca a cartilha.

Veja 6 dicas para cuidar da saúde da pele durante o banho

Segundo os especialistas, não há uma quantidade ideal de banhos por dia, deve-se considerar fatores como a temperatura local e as atividades realizadas pela pessoa.

A escolha dos produtos também é importante. Na cartilha produzida pela SBD, orienta-se observar o PH dos produtos, que deve estar próximo de cinco. Usar sabonetes antissépticos no corpo inteiro, por exemplo, pode danificar a pele.

A dermatologista Livia Borges listou algumas das principais dúvidas quando o assunto é a hora do banho. Confira:

1. Como escolher o melhor sabonete?

A escolha do sabonete depende do tipo de pele. Mas, em geral, os sabonetes em gel ou líquidos são menos irritantes do que os em barra, assim como os sabonetes brancos são melhores que os coloridos.

2. Qual é a forma ideal de usar o sabonete bactericida?

Sabonetes bactericidas devem ser guardados para ocasiões em que haja algum tipo de infecção na pele. Alguns sabonetes bactericidas pouco irritantes podem ser utilizados em regiões com maior concentração de bactérias e propensas a mal odor, como axilas e partes íntimas.

3. Sobre o uso da bucha, pode esfregar? Com qual frequência? Qual o melhor tipo de bucha?

É mais indicado utilizar esponjas não abrasivas, mesmo assim, não se deve esfregar a pele. Um banho um pouco mais esfoliante pode ser realizado em média 1 x semana

4. Qual a temperatura ideal da água?

A temperatura ideal da água para banho é a morna. Extremos de temperatura (muito quente ou muito frio) podem causar alterações na pele.

5. Quantos banhos são recomendados por dia? 

O ideal é que se tome apenas 1 banho por dia e, se for necessário, outro banho, mas evitando o uso de sabonetes ou somente nas partes íntimas.

6. Se não fizermos a rotina de banho certinha, o que pode acontecer? Quais os riscos?

A falta de banho também é prejudicial e pode causar infecções cutâneas, como micoses, que são acusadas por fungos e, dermatites, como a dermatite seborreia, que ocorre pelo excesso de oleosidade.


Pontos moeda