Saúde

Brasil registra números alarmantes de depressão e ansiedade

Até 25% da população teve, tem ou terá alguma doença psíquica

Foto: Reprodução

O Brasil lidera o ranking dos casos de depressão e suicídio. Estima-se que entre 20% e 25% da população teve, tem ou terá depressão, sendo essa a doença psiquiátrica com maior prevalência no País. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 5,8% dos brasileiros (cerca de 12 milhões de pessoas) sofrem do problema. É a maior taxa da América Latina e a segunda maior das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.

Em seguida, aparece a ansiedade, que afeta 9,3% dos brasileiros (cerca de 19,4 milhões), e faz com que o Brasil ocupe o primeiro lugar da lista de países mais ansiosos do mundo. Além disso, os casos de suicídio têm subido no país, sendo a terceira principal causa externa de mortes (atrás de acidentes e agressões), com 12,5 mil casos em 2017, segundo o Ministério da Saúde. Em relação ao ano anterior, o aumento foi de 16,8%.

Segundo o médico psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, menosprezar doenças psiquiátricas e, consequentemente, o tratamento contribui para o aumento de casos de suicídio. "Depressão é uma doença como qualquer outra, como diabetes, hipertensão, pneumonia... portanto, pode acometer qualquer pessoa em qualquer idade", disse. 

O preconceito é um dos fatores que contribui para o crescimento da doença. "Ninguém fala para uma pessoa com câncer deixar a doença de lado, mas há quem fale isso para quem sofre de depressão, o que é um erro", completa.

Fonte: Portal R7


Pontos moeda