Saúde

Em busca de atendimento, moradores de Guarapari precisam passar a noite inteira em posto do Adalberto

Em alguns casos, os pacientes precisam chegar na fila as 19h do dia anterior para conseguirem ficha para a consulta.

Foto: Leitor
Foto registrada na noite da última quarta-feira (16)

Esta semana, recebemos reclamações dos moradores do bairro Adalberto Simão Nader sobre a dificuldade de atendimento na unidade de saúde local. De acordo com os relatos, os pacientes precisam passar a noite inteira em uma fila para conseguirem ficha de consultas no dia seguinte.

O aposentado Djalma Manoel da Silva, de 67 anos, é uma dessas pessoas. Ele conta que, na última quarta feira (16), chegou ao posto por volta de 19h, com o objetivo de ser atendido no dia seguinte. “Consegui ser o segundo da fila, por isso a consulta foi por volta de 8h da manhã. Isso é um desrespeito com a população”, declara.

Gleicianne de Paula também passou a noite no local. A moradora relata que chegou na fila às 21h, com o intuito de pegar uma ficha para a mãe. Segundo ela, a única forma de conseguir atendimento é abrindo mão do sono tranquilo. “Os funcionários de lá falam que não é preciso passar a noite, mas umas semanas atrás eu cheguei lá 3h da manhã e as fichas já tinham acabado, por isso fui mais cedo dessa vez”.

De acordo com Gleicianne, a mãe que buscava por um cardiologista, foi atendida às 9h30 do dia seguinte. “Isso é um absurdo. Eu me sinto frustrada, porque a gente precisa do médico e temos que passar por isso”.

Questionamos a prefeitura sobre a periodicidade da distribuição de fichas na unidade de saúde, a quantidade de médicos que atendem no local e qual será a providência do município diante do problema. A resposta foi enviada em nota.

“A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que o local é atendido por um médico e são distribuídas quinzenalmente 40 fichas de 15 em 15 dias. A Semsa informa que o município já está organizando o processo seletivo para a contratação de novos médicos, sendo que o bairro Adalberto será um dos contemplados com as novas contratações e a situação da quantidade de fichas será solucionada. Essa contratação se faz necessário, uma vez que o município não foi contemplado com o programa Mais Médico, do Governo Federal”

Texto: Sara de Oliveira

Pontos moeda