Saúde

Mordida cruzada' compromete aparência e provoca dores de cabeça

O distúrbio pode ser causado tanto por razões genéticas, quanto por fatores externos

Foto: Divulgação
Tratamento depende do grau de desalinhamento e também idade.

Um sorriso desalinhado é um baque na autoestima e pode ser causado por diversos fatores, entre eles está a mordida cruzada (caracterizada pelo desencontro entre os dentes das arcadas superior e inferior), que além de afetar a estética do rosto, pode trazer desconfortos como dores de cabeça e problemas respiratórios.

O dentista Gustavo Menegucci explica que os problemas causados pela mordida cruzada podem afetar todo o organismo do paciente. “Na infância, o desalinhamento pode atrapalhar o desenvolvimento de funções importantes para o organismo como a fala, respiração, digestão e mastigação”, alerta.

Em adultos, os problemas são ainda maiores, pois há um aumento nas chances de desenvolver bruxismo, retração gengival, fratura e perda de dentes, e até mesmo o comprometimento das articulações da boca. “Por esse motivo, o diagnóstico ideal é durante a infância e adolescência, atuando de maneira preventiva a esses problemas”, aponta Menegucci.

De acordo com o profissional, a mordida cruzada pode ter origem genética- quando a formação da mandíbula apresenta crescimento excessivo ou insuficiente para garantir a o fechamento correto da boca. “Há também os casos provocados por agente externos como chupetas e mamadeira que podem desalinhar as arcadas dentárias”, explica.

O tratamento depende do grau de desalinhamento e também idade, sendo utilizados com frequência aparelhos ortodônticos para a correção. “A boa notícia é que os tratamentos evoluíram e é possível corrigir o problema de maneira tranquila e sem afetar tanto a estética. Um exemplo são os alinhadores invisíveis, ideais para adultos que descobriram tardiamente o problema e não se sentem a vontade com aparelhos ortodônticos tradicionais ”, aponta.

Tipos de mordida cruzada

Mordida cruzada anterior: Quando os dentes da arcada superior não conseguem recobrir a inferior;

Mordida cruzada posterior: Quando os dentes posteriores superiores não encobrem os inferiores.