Saúde

Prêmio Nacional de Saúde Bucal reconhece programas realizados por Anchieta e Alfredo Chaves

A premiação, organizada anualmente pelo Conselho Federal de Odontologia em parceria com Conselhos Regionais, avalia o atendimento prestado aos munícipes e valoriza as políticas públicas de saúde bucal.

Foto: Prefeitura de Alfredo Chaves

As prefeituras de Anchieta e Alfredo Chaves se destacaram no Prêmio Nacional de Saúde Bucal. Anchieta ficou em segundo lugar na categoria de município entre 20.001 e 50.000 habitantes, enquanto Alfredo Chaves conquistou a segunda colocação entre os municípios com até 20 mil habitantes da região sudeste. O prêmio, que tem o objetivo de reconhecer políticas públicas de saúde bucal, é organizado anualmente pelo Conselho Federal de Odontologia em parceria com Conselhos Regionais.

Para participar, os municípios precisaram apresentar dados, documentos, publicações, e imagens que mostrassem a dedicação das prefeituras à saúde bucal dos moradores. Anchieta possui 39 profissionais odontólogos distribuídos em 16 equipes de saúde bucal, atuando nas 10 Estratégias de Saúde da Família (ESF) e no Centro Odontológico (CO). A prefeitura oferece atendimentos para alunos de escolas municipais, tratamentos em horários diferenciados para trabalhadores, além de ações de prevenção.

Alfredo Chaves, por sua vez, conquistou 100% de cobertura em saúde bucal em 2017 e conta com cinco equipes que oferecem orientações a gestantes, palestras nas escolas e atendimento em horário diferenciado para trabalhadores. A prefeitura também conta com atendimentos de média complexidade em endodontia, além de tratamento de canal e radiologia.

Os critérios de avaliação utilizados pela premiação foram: Financiamento em Saúde, Controle Social, Política Municipal de Saúde Bucal, Assistência Odontológica Básica, Assistência Odontológica Especializada, Promoção de Saúde Bucal, Vigilância em Saúde Bucal, Quadro de Pessoal Odontológico, Remuneração na Atenção Básica e Educação Permanente.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 27 de novembro, em Brasília/DF.

Pontos moeda