Saúde

Tratamento de artrose pode agravar doença; saiba mais!

Oesteoartrite é uma doença crônica associada com lesões na cartilagem e tecidos circundantes e caracteriza-se por dor, rigidez e perda de função

Foto: Divulgação

Um estudo publicado nesta semana pelo Jornal da Sociedade Radiológica da América do Norte apontou que tratamentos que são usados frequentemente em pacientes que sofrem de osteoartrite, conhecida também como artrose ou artrite degenerativa, no quadril e no joelho, podem ser ainda mais prejudiciais ao paciente. 

De acordo com a pesquisa, as injeções de corticosteroides e analgésicos que são comuns no tratamento desse tipo de doença, para reduzir a inflamação e aliviar a dor nos pacientes, pode acelerar a progressão da osteoartrite e resultar até mesmo, no longo prazo, na necessidade de cirurgia para substituir a articulação afetada. 

"Relatórios e séries de casos recentes sugeriram que certas condições preexistentes (idade avançada, raça branca) podem aumentar o risco de um resultado conjunto negativo após a injeção do SIGC", conclui o estudo, coordenado pelo médico Ali Guermazi, professor de radiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Boston.

Cerca de 459 pacientes no Boston Medical Center e literaturas médicas recentes foram estudadas para que a equipe de pesquisadores chagassem ao resultado. Do total desses pacientes, 8% tiveram complicações após as injeções. Perda de cartilagem, fraturas por estresse, deterioração óssea e destruição das articulações, foram os principais problemas relatados, no período de dois à 15 meses após utilizarem o medicamento. 

Segundo Guermazi, as injeções podem até aliviar a dor imediatamente, mas podem ser prejudiciais a longo prazo. Entretanto, o professor destacou que há uma necessidade de estudos complementares para identificar de forma mais detalhada o custo x benefício desse tratamento para cada paciente.

Para ele, é preciso que os pacientes saibam os riscos e vantagens de tomarem esse tipo de medicação, para que possam ter autonomia na decisão de fazer ou não esse tipo de tratamento. 

A doença

Oesteoartrite é uma doença crônica associada com lesões na cartilagem e tecidos circundantes e caracteriza-se por dor, rigidez e perda de função. É frequente em pessoas mais velhas, mas em algumas pessoas já se desenvolve a partir dos 40 anos, principalmente em mulheres. 


Pontos moeda