Saúde

Dia D da campanha de vacinação de crianças e adolescentes acontece neste sábado

Com a campanha de multivacinação é possível evitar o risco de adquirir doenças como sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B, entre outras

Foto: Divulgação

Crianças e adolescentes menores de 15 anos têm, neste sábado (17), a oportunidade de atualizar suas cadernetas de vacinação. O chamado Dia D de mobilização nacional para a vacinação é uma estratégia adotada há anos pelas autoridades de saúde, com o objetivo de fazer com que o máximo de pessoas tenha acesso a todas vacinas do calendário nacional.

Segundo a pasta, com a campanha de multivacinação é possível evitar o risco de adquirir doenças como sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B, entre outras.

Em nota, o Ministério da Saúde (MS) informou que os postos de saúde estão adaptados para evitar risco de contaminação pela covid-19, e que vem dando orientações para que as ações de vacinação sejam realizadas conforme as recomendações sobre distanciamento social, com lavagem das mãos, uso de álcool em gel e máscara.

Programa de imunização

O Dia D da vacinação faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que oferece 18 vacinas para crianças e adolescentes. Entretanto, de acordo com o ministério, o número de pessoas não vacinadas tem crescido nos últimos anos. “Como consequência, doenças que já estavam eliminadas no Brasil voltaram a ser um problema para a saúde de todos, como o sarampo, por exemplo”, alertou o MS em nota enviada à Agência Brasil.

Segundo o MS, 7,7 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos não foram vacinadas contra a febre amarela em 2019. No caso da Hepatite B, cerca de 24,8 milhões de pessoas dessa faixa etária não se vacinaram. Em relação à vacina contra meningite dirigida a adolescentes de 11 e 12 anos, o número de não vacinados ficou em 4,3 milhões.

Já no caso da vacina contra HPV, 73,6% das meninas com idade entre 9 e 15 anos tomaram a primeira dose. O percentual é menor quando é considerada a segunda etapa da vacina: apenas 46% das meninas foram imunizadas. Entre os meninos com faixa etária de 9 a 14 anos, que foram alvo de campanha, a vacinação chega a 36,2% para a primeira dose; e a 19,2% para segunda dose.

Poliomielite

O MS acrescenta que a vacinação contra a poliomielite, iniciada no último dia 5, seguirá até o dia 30 de outubro em mais de 40 mil postos de vacinação espalhados pelo país. A expectativa é de que cerca de 11 milhões de crianças com idade entre 1 e 5 anos tomem a vacina oral contra a poliomielite (VOP), desde que tenham recebido as três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação.

A meta anunciada pelo MS é a de vacinar pelo menos 95% das crianças. Crianças até 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas conforme indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.

Locais de vacinação

Cariacica

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), as doses das vacinas serão oferecidas no Pronto Atendimento de Flexal II e também nas Unidades Básicas de Saúde de Bela Aurora, Cariacica Sede, Itaquari, Nova Rosa da Penha II, Operário, Oriente, Padre Gabriel, Porto de Santana, Rio Marinho, Santa Fé e Vila Graúna. As unidades de saúde funcionarão entre 8h e 16 horas.

Serra

Na Serra, 25 unidades de saúde estarão funcionando, das 8 às 16h30. As unidades básicas de Planalto Serrano A, São Marcos, Barcelona, Eldorado, Nova Carapina II, Porto Canoa, Taquara I, Parque Residencial Laranjeiras, Vila Nova de Colares, Bairro de Fátima, Carapina Grande, Central Carapina, Jardim Carapina, Jardim Tropical, José de Anchieta, Chácara Parreiral, Manguinhos, Oceania e Nova Almeida estarão com as salas de vacinação atendendo ao público-alvo da campanha. As unidas regionais de saúde de Feu Rosa, Jacaraípe, Novo Horizonte, Boa Vista, Serra Dourada e Serra-Sede funcionaram de 8h às 16 horas.

Vila Velha

Para a campanha de multivacinação, a expectativa é vacinar cerca de 86 mil pessoas até o dia 30 de outubro. Já a meta da campanha de poliomielite é de mais de 11 mil crianças. Segundo a Secretária Municipal de Saúde (Semsa), com exceção a unidade de saúde da Prainha, todas as unidades estarão abertas para atendimento ao público de 8h às 17 horas.

Vitória

Neste sábado (17), as unidades de saúde dos bairros de Consolação, Jabour, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Ilha das Caieiras, Maria Ortiz, Maruípe, Nova Palestina, Praia do Suá, Santa Luíza, Santa Marta, Santo André e Vitória estarão abertas de 8h às 17 horas. 

Pontos moeda