Saúde

Dia 'D' de vacinação no ES tem mais de 38 mil doses aplicadas

Apesar dos altos números de vacinados, ainda é preciso que as famílias levem as crianças também nas próximas campanhas, para que seja alcançada a meta de imunização no estado

Foto: Divulgação

Neste sábado (17) foi realizado o dia "D" da campanha de vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação. A mobilização aconteceu em todo o estado e faz parte de um projeto nacional.

Os dados preliminares são do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, da Secretaria da Saúde (Sesa).

Segundo informações do Programa, só neste sábado foram registradas 38.106 doses administradas, sendo 27.271 de Poliomielite, para crianças de um ano a menor de cinco anos de idade – mesmo as já vacinadas anteriormente – e 10.835 doses da Campanha de Multivacinação, para a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, comentou que o resultado da campanha de vacinação foi positivo, mas alertou a população sobre a importância de continuar levando as crianças nas Unidades de Saúde ao longo das próximas semanas.

“No início das Campanhas tivemos uma baixa procura pela vacinação, mas obtivemos bons resultados neste sábado, com a melhora da adesão da população de norte a sul do Estado. Precisamos manter esse ritmo de hoje e aumentar ainda mais a adesão da população em ambas campanhas para que possamos alcançar a meta de imunização no Espírito Santo”, ressaltou a coordenadora.

As campanhas começaram no dia 5 de outubro e vão até o dia 30 deste mês. Os objetivos são a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, a diminuição da incidência das doenças imunopreveníveis, além de contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.

Dados Campanhas Poliomielite e de Multivacinação

Até este sábado, foram vacinadas 46.090 crianças de um ano a menor de cinco anos de idade contra a Poliomielite, o que aumenta a cobertura vacinal para 22,56% (a meta do Ministério da Saúde é de 95%).

Em relação à Campanha de Multivacinação, foram vacinadas 39.047 crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Vacinas disponibilizadas na Multivacinação

A Campanha Nacional de Multivacinação tem como objetivo a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos, com a oferta de todas as vacinas presentes no calendário nacional de imunização.

As vacinas para as crianças são: BCG, Hepatite B, Pentavalente, DTP, Rotavírus humano, Pneumocócica 10 valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral, Varicela e Hepatite A.

Já as vacinas ofertadas aos adolescentes são: Difteria e tétano (dT), Meningocócica ACWY, Febre amarela, Tríplice viral, HPV quadrivalente e dTpa adulto.


Pontos moeda