Saúde

A cada 38 minutos um homem morre por causa do câncer de próstata

A cada hora, sete homens recebem o diagnóstico da doença; chance de cura quando descoberta em fase inicial chega a 90%

Foto: Divulgação / Pexel
Câncer de próstata pode não apresentar sintomas em sua fase inicial. Quando os sintomas aparecem, geralmente a doença já está na fase avançada.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) sobre o câncer de próstata revelam um quadro preocupante: até o final do ano estima-se que o biênio 2018-2019 terá 68.220 novos casos da doença. Tal número corresponde a sete casos a cada hora, somando 31,7% dos diagnósticos de todos os tipos da doença registrados no país, fazendo deste o mais incidente entre os homens depois do carcinoma de pele não-melanoma. 

No âmbito mundial, a tendência é igualmente inquietante, sendo este responsável por 4% das mortes somados todos os tipos de tumores segundo a GLOBOCAN 2018.

O impacto é sentido até mesmo economicamente. Segundo um estudo da Unidade de Inteligência da revista The Economist as perdas apenas no Brasil somaram, em 2015 , mais de um bilhão de dólares não corrigidos pela inflação. Esse horizonte, seja no espectro pessoal ou nacional, não é, como pode parecer, uma sentença, pois o câncer de próstata é um tipo de neoplasia maligna (tumor) com uma perspectiva de cura otimista caso seja identificado rapidamente.

“Pessoas que estejam na faixa de risco, composta por homens acima de 50 anos, com histórico familiar, precisam discutir com seu médico sobre o rastreamento e os exames necessários. Mas, em geral, todos os homens devem fazer acompanhamento anual”, explica o oncologista André Fay.

O oncologista do Centro Capixaba de Oncologia, Gláucio Bertollo, destaca que a importância do diagnóstico precoce. "O câncer de próstata pode não apresentar sintomas em sua fase inicial. Quando os sintomas aparecem, geralmente a doença já está na fase avançada. Quando o homem perceber sinais como: dificuldade de urinar, necessidades de urinar mais vezes e sangue na urina, é importante procurar um médico. Para prevenir a doença, os homens com mais de 50 anos devem fazer os exames como o toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA). Os homens que têm o maior risco por ter casos na família, é recomendável começar a prevenção mais cedo, geralmente a partir dos 45 anos", orienta Bertollo.

Um dos principais obstáculos na prevenção e detecção desse tumor, e outros que afetam apenas a população do gênero masculino, é exatamente a falta de informação. 

Uma pesquisa realizada em 2017 pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), encomendada pelo Datafolha, indicou que 21% do público masculino acredita que o exame de toque retal "não é coisa de homem". Considerando aqueles com mais de 60 anos (grupo de risco), 38% disseram não achar o procedimento relevante. Outro dado do IBGE mostrou que aproximadamente 5,7 milhões de homens de 50 anos ou mais realizaram exame físico ou de toque retal nos 12 meses anteriores à pesquisa, equivalendo a apenas 25% dessa faixa de idade.

“Precisamos esclarecer à sociedade em geral que o exame de toque retal, essencial para a prevenção e detecção do câncer de próstata em estágios iniciais, não precisa ser um tabu. O teste dura em média sete segundos, é simples, não causa dores ou complicações após sua realização e, acima de tudo, é essencial para uma vida saudável”, explica Bruno Ferrari, presidente do Conselho de Administração do Grupo Oncoclínicas e um dos idealizadores da campanha informativa de novembro sobre a prevenção do câncer de próstata. 


Pontos moeda