Saúde

Remoção de tatuagem: como fazer e quais são as dúvidas?

É possível remover o desenho por inteiro, mas cor e tamanho causam interferência na remoção

Foto: Divulgação
Insatisfação, desgosto e até mesmo o arrependimento, são motivos que fazem com que pessoas removam a tatuagem. 

Muitas pessoas optam por fazer tatuagens. Contudo, algumas vezes as escolhas não são as melhores. Alguns desenhos ficam tortos, algumas escritas saem erradas, a coloração pode ter desbotado ou até mesmo, o sentimento de arrependimento faz com que algumas pessoas decidam por remover a tatuagem.

A boa notícia é que atualmente existem alguns procedimentos que permitem remover as tatuagens, como a tecnologia à laser, que evoluiu muito nos últimos anos. Porém ainda existem muitas dúvidas sobre esse procedimento.

A dermatologista Cristina Almeida da Mata, esclareceu as principais dúvidas sobre a remoção de tatuagem. 

Tatuagem não sai por inteiro: MITO. "Tudo depende, claro, do tamanho e das cores utilizadas no desenho, mas é possível removê-la por completo sim", disse. 

Remoção dói: VERDADE. "Dói bastante porque o laser atinge a tinta de forma intensa. Nós usamos vários métodos para tentar aliviar dor. Uma delas é o gelo, antes, durante e depois. Outra opção é a anestesia injetável local", disse a médica. 

Eventualmente pode-se usar pomadas anestésicas que aliviam parcialmente. Na primeira semana, é recomendado, inclusive, o uso de curativos, principalmente se ocorrer a formação de bolhas. Elas aparecem mais frequentemente nos desenhos coloridos. "No final do tratamento, quando existe menos pigmento, a dor diminui", afirmou Almeida. 

Não é possível refazer uma tatuagem na pele que passou por uma remoção: MITO. Muitos tatuadores, inclusive, aconselham seus clientes a passarem por algumas sessões de remoção para clarear o desenho. É preciso apenas que a pele se recupere completamente da sessão de laser antes de submetê-la a uma nova tatuagem. 

Existem algumas cores mais difíceis de saírem: VERDADE. "As cores mais claras são mais resistentes, pois o laser é guiado por pigmento. Em ordem decrescente das cores mais resistentes para as menos: branca > amarela > verde > azul > vermelho > preto. Isso, claro, se nenhuma mistura na hora de fazer a tatuagem foi usada", finalizou a médica. 

Pontos moeda