Saúde

Novembro Azul: exames podem ajudar no diagnóstico precoce

Objetivo é conscientizar os homens sobre a importância da prevenção, com consultas ao urologista e exames periódicos após os 45 ou 50 anos

Foto: Prefeitura Municipal de Cachoeiro

No mês da campanha de conscientização do câncer de próstata, chamado de Novembro Azul, muitas informações são divulgadas para auxiliar na prevenção e no diagnóstico precoce da doença. Para se ter uma ideia, o câncer de próstata é o segundo tipo que mais mata os brasileiros.

O objetivo é conscientizar os homens sobre a importância da prevenção, com consultas ao urologista e exames periódicos após os 45 ou 50 anos, dependendo do histórico familiar. "Ainda há muito preconceito e desinformação", comentou o especialista em diagnóstico por imagem Libório Mule Jr.

Entre os exames mais utilizados para detectar o câncer de próstata de forma eficiente estão o PSA e o de toque retal, além da biópsia transretal orientada por USG. Já a Ressonância Multiparamétrica de Próstata é uma das técnicas mais modernas nessa área. "Esse exame permite um diagnóstico preciso e precoce, fundamental para o sucesso do tratamento, auxiliando também de maneira muito eficiente no estadiamento após o diagnóstico em casos positivos", completou o médico.

Pontos moeda