Saúde

Dia de Doar: hospitais filantrópicos estimulam a solidariedade para arrecadar recursos

Com vários desafios impostos para a área da saúde neste ano, a campanha busca unir a sociedade em prol do bem estar coletivo

Foto: Reprodução

Solidariedade: uma palavra que pode parecer simples, mas que para muitas pessoas carrega um significado enorme. Fazer o bem para o próximo ganhou uma data especial! Nesta terça-feira (01), é comemorado o Dia de Doar. A campanha tem como objetivo incentivar a partilha de boas atitudes entre as pessoas.

Em um ano em que a preocupação com a saúde se destacou no mundo inteiro, por conta da pandemia do novo coronavírus, reconhecer e valorizar o trabalho de profissionais que lutam para vencer a doença se tornou um marco para a campanha. 

A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo (Fehofes), por exemplo, participa da campanha com o objetivo de unir a sociedade em prol da saúde coletiva, melhorando o atendimento aos pacientes do SUS.

O presidente do órgão, Fabrício Gaeede, explica que a data é uma oportunidade para a população ajudar quem precisa. "A participação da sociedade é de extrema importância para manter as atividades dessas instituições", afirmou.

Foto: Divulgação

Fabrício lembra ainda que os hospitais filantrópicos estão preparados para atender a população e prestar os cuidados necessários, mas este serviço depende da solidariedade das pessoas para se manter. "A doação da sociedade ajuda a melhorar os serviços prestados e a oferecer um serviço mais humanizado, além de auxiliar nas ações de infraestrutura das instituições".

A participação não se limita a investimentos financeiros! O incentivo a doação de sangue para os hemocentros, de leite materno para os bancos de leite ou mesmo de um pouco de atenção e carinho, como fazem os voluntários dos projetos sociais, são formas simples de fazer o bem para o próximo.

O Dia de Doar é um grande movimento para promover a doação no Brasil. É uma mobilização que promove um país mais generoso e solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. E faz isso celebrando o prazer que é doar, e o hábito de doar o tempo todo.

No Brasil, o Dia de Doar começou em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 72 países participando oficialmente, e ações sendo realizadas em mais de 190.

Fora do País, o Dia de Doar tem nome de #GivingTuesday, que significa "terça-feira da doação". Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).



Pontos moeda