Saúde

Mais que lábios a la Angelina Jolie: Dermatologista aponta outras finalidades do preenchimento labial

O que poucos sabem é que o procedimento também pode ser usado para amenizar rugas devido à idade, melhorar o sorriso gengival e até tratar canto da boca caído

Foto: Reprodução/Pexels

Lábios carnudos, mais proeminentes e até mesmo sensuais. É com esse pensamento que boa parte das pessoas que procuram aplicações de ácido hialurônico chegam aos consultórios médicos. O que poucos sabem é que um dos procedimentos mais badalados da atualidade também pode ser usado para amenizar rugas devido à idade, melhorar o sorriso gengival e até tratar canto da boca caído.

Apesar de ser bastante procurado, a médica dermatologista Dra. Hellisse Bastos aponta que muitas pessoas ainda têm medo do procedimento devido à fama que ele ganhou por meio das figuras públicas. “A impressão que os pacientes têm é que pelo fato dessa região ser uma mucosa e inchar muito, caso eles façam o procedimento, as pessoas vão perceber logo de cara, o que pode causar estranheza e desconforto, já que a boca está no centro do nosso rosto”, aponta.

Além da boca mais carnuda, o preenchimento pode vir a melhorar outros aspectos, como a boca enrugada — comum ao tabagismo ou ao envelhecimento. Segundo a dermatologista, o segredo de um preenchimento labial coerente é respeitar os traços naturais da pessoa, dando um volume proporcional ao rosto e que não se sobressaia de modo desproporcional. “É necessário levar em consideração a simetria do rosto para que o resultado seja satisfatório”.

Pessoas que não tem desenho labial são outra classe que pode usar do preenchimento como uma alternativa para corrigir essa característica. “Nesses casos, a projeção vai se fazer de forma muito delicada, assim não causando estranheza a quem olhe e conseguindo trazer essa delimitação desejada”, aponta.

Além disso, pelo fato de ser usado o ácido hialurônico, que é produzido pelo próprio organismo, as chances de reações alérgicas são extremamente baixas. “A substância vai trazer ainda maior hidratação na região. Pessoas que passaram por problemas orais como perdas ósseas, também podem readequar esse volume com o procedimento”, diz Dra. Hellisse Bastos.

Outros benefícios

- Melhora a lubrificação salivar;

- Melhora do selamento/vedamento do lábio;

- Corrige assimetrias;

- Equilibra contorno labial e diminuição de linhas perorais (famoso código de barras);

Pontos moeda