Saúde

Atividade física no pós-parto: Veja os benefícios e tire suas dúvidas

Além de representar mudanças severas na vida e rotina, puerpério também é marcado por drásticas alterações hormonais

Foto: Reprodução/ Freepik

O pós-parto é uma fase de mudanças complexas na vida e também no corpo da mulher. Além de exigir muito cuidado com o recém nascido, o período também representa drásticas alterações hormonais no organismo que podem aumentar os níveis de cortisol (hormônio do estresse). 

De acordo com especialistas em saúde e bem estar, a atividade física é uma das maiores aliadas para auxiliar a mulher nessa fase de grandes mudanças.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% das mulheres grávidas e 13% das puérperas apresentam um transtorno mental, e a depressão pós-parto pode atingir de 10 a 20% das puérperas.

A American Psychiatric Association afirma que 8,5% dos episódios de depressão pós parto se desenvolvem no início da gravidez.

“Os exercícios físicos ajudam a evitar a depressão pós-parto, diminuem o estresse e colaboram para o aumento da disposição e a energia para as atividades. Outro benefício é fortalecer o abdômen e a pelve, o que facilitará no combate a flacidez da barriga e diástase” explica o personal trainer, educador físico e coach Tauan Gomes.

Atividade física também pode ser praticada por gestantes

As atividades físicas beneficiam o corpo com tamanha intensidade, que podem ser até mesmo adaptadas para durante o período gestacional, respeitando as condições individuais de cada gestante. 

Durante os exercícios físicos, hormônios benefícios como a serotonina são liberados e os níveis de cortisol diminuem.

Especialista tira 4 dúvidas comuns sobre a atividade física no pós-parto. Confira

1. Quando é possível retomar ou iniciar a prática de atividades físicas? 

“O período normal indicado pelos médicos é de 15 dias para parto normal e 45 a 60 dias para cesariana”, pontua Tauan Gomes.

2. Como deve ser o retorno e a intensidade das atividades?

O profissional salienta que a retomada de atividades físicas deve ser gradativa e individualizada conforme o quadro pós parto de cada mãe. 

A intensidade deve ser de leve a moderada, respeitando o limite e adaptação do corpo.

3. O período de amamentação exige cuidados especiais?

De acordo com o especialista, a atividade física intensa ou vigorosa no período de amamentação pode aumentar o nível de ácido láctico nos músculos devido ao stress pós treino e trazer cólicas ao bebê.

"Por isso, é sempre indicado que independente do nível de treino, por questão de segurança, as mamães realizem a atividade física após a amamentação, já com os seios mais vazios”, alerta o educador físico Tauan Gomes.

4. Qual o tempo ideal para praticar atividades físicas no puerpério?

Segundo o personal trainer Tauan Gomes, 10 minutos diários de atividade moderada para mães que estão completamente destreinadas e não praticavam atividade física antes da gestação já é o suficiente. 

"Além disso, o treino pode ser associado a práticas de caminhadas ou yoga - exercícios que ajudem a conectar e relaxar o corpo”, explica.

O profissional indica que a mãe destreinada ou sedentária pratique de 10 minutos a 30 minutos diários. A frequência deve ser de 3 a 5 vezes na semana.


Pontos moeda