Saúde

VÍDEO | Artistas de circo levam alegria e solidariedade ao Hemoes de Vitória

A ação chega em um momento em que o número de doações costuma diminuir consideravelmente, em função do feriado prolongado. Saiba como ajudar

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória

A manhã desta sexta-feira (1/11) foi de muitos sorrisos e solidariedade no Hemoes de Vitória. No total, 15 artistas que trabalham em um circo, funcionando atualmente no estacionamento do aeroporto da Capital, foram até o local, na avenida Marechal Campos, em Maruípe, para doar sangue.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A ação, chega em um momento em que o número de doações costuma diminuir consideravelmente. 

A médica do Centro Estadual de Hemoterapia, Belisa Sossai, ressalta que em épocas de feriado prolongado, como o de Finados, nesta quinta-feira (2), é bastante comum haver queda no volume do estoque.

“Sabemos que em feriados prolongados pode haver uma significativa queda no número de doações, podendo gerar déficit no estoque e preocupação com o abastecimento dos hospitais. O Hemoes fica extremamente grato em receber esse apoio do Cirque Amar, em uma época tão pertinente(...)”.
Foto: Divulgação/RF Comunicação

Que doar sangue é, além de um gesto solidário, um ato de cuidado e preocupação com o próximo, ninguém tem dúvida. 

Os hemocentros são os responsáveis por realizar de forma segura a coleta, a análise, o armazenamento e posteriormente a destinação das bolsas de sangue para os hospitais. 

“A ação é muito importante, devido a várias situações que acontecem no cotidiano na rede hospitalar: pacientes que precisam de transfusão de sangue, acidentes em geral, realização de cirurgias, acidentes resultando em queimaduras e também existem os pacientes portadores de doenças como hemofilia, leucemias e anemias, que necessitam de transfusões periodicamente como parte do seu tratamento", explicou a coordenadora-geral do Hemoes, Marcela Murad.

Tradição! Artistas do circo doam sangue nos estados por onde passam

De origem francesa, o Cirque Amar, atualmente em turnê pela América Latina, chegou a Vitória no último dia 6 de outubro.

A ação faz parte de uma tradição em que os artistas doam sangue nos estados por onde passam. A ideia é sensibilizar a população para a importância de realizar doações.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO HEMOES NO FERIADÃO DE FINADOS

O funcionamento no Hemoes de Vitória será normal todos os dias, das 7h às 18h20, para receber os candidatos à doação.

Já a unidade de coleta da Serra e as Regionais em Colatina, Linhares e São Mateus funcionam até esta quarta-feira (1º) e retornam suas atividades na segunda-feira (06).

LEIA TAMBÉM: Novembro azul: câncer urológico é o mais temido pelos homens, diz pesquisa; veja sintomas

*Com informações da Sesa-ES

Pontos moeda