Saúde

Médica dá dicas para proteger os olhos das crianças no verão

A oftalmologista infantil Iara Tavares, especialista em estrabismo, destacou alguns cuidados

Foto: pexels

O verão chegou e, com ele, as tão esperadas férias escolares. Época para a criançada curtir praia, piscina e muita diversão ao ar livre. Nesse período, no entanto, os pais também precisam redobrar a atenção com a saúde dos pequenos porque o verão propicia o desenvolvimento de alguns problemas oculares.

A oftalmologista infantil Iara Tavares, especialista em estrabismo, destacou alguns cuidados que ajudam a evitar complicações oculares causadas pela contaminação, excesso de sol e traumas.

Uma das maiores preocupações dos pais nessa época do ano é que muitas crianças ficam com olhos vermelhos e irritados após passarem o dia na praia ou na piscina. “Nesses casos, que são bem comuns no verão, a recomendação é usar um colírio lubrificante sem conservante, que irá amenizar os sintomas. A vermelhidão e a ardência são causadas, geralmente, por mergulhos com olhos abertos, mas não apresentam gravidade”, informou a médica.

Outro cuidado importante é a higiene. Os pais devem orientar os filhos a não esfregarem os olhos. “É comum colocarem a mão na terra, areia, em cadeiras e outros objetos que não estão devidamente limpos. O ideal é lavar muito as mãos e não esfregar os olhos. Se entrar areia nos olhos, a orientação é lavar com água corrente ou soro fisiológico e não ficar mexendo”, orientou a oftalmologista Iara Tavares.

Na hora das brincadeiras, é preciso ter atenção com alguns brinquedos, como “armas” que espirram água, bolas de frescobol. “Se um jato forte de água atingir os olhos, por exemplo, vai equivaler a um soco e pode causar um trauma na retina”, explicou a especialista.

Saiba mais

Higiene – Lavar sempre as mãos e evitar esfregar os olhos evitando, assim, contaminação.

Brinquedos – Alguns tipos de brinquedos, como bolas e “armas” que espirram água, podem causar acidentes, como traumas na região dos olhos. Se o jato de água for muito forte, por exemplo, equivale a um soco no olho, o que pode provocar um trauma na retina.

Acessórios – Os óculos de sol são um grande aliado dos olhos, principalmente na praia ou na piscina, e isso vale também para as crianças. Se não for possível, coloque ao menos um boné para que os olhos sejam protegidos pela sombra.

Olhos vermelhos – Se após passar o dia na praia ou na piscina a criança ficar com os olhos vermelho e coçando, os pais podem usar um colírio lubrificante sem conservantes. Se o quadro persistir, leve a criança ao oftalmologista.

Pontos moeda