Saúde

No Brasil: 14,5 milhões de pessoas têm diabetes e quase a metade desconhece o diagnóstico

Alimentação correta pode evitar complicações da doença

Foto: Divulgação

A diabetes é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas e pode matar. No Brasil, 14,5 milhões de pessoas têm diabetes e quase a metade desconhece o diagnóstico, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. Fazer exames periodicamente e manter hábitos de vida saudáveis podem evitar as complicações da doença.

A diabetes é caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. São vários tipos e os mais comuns são a tipo 1 e tipo 2. A tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticada em adultos também. A diabetes tipo 2 está diretamente relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevado, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.

A diabetes quando não tratada corretamente, e isso inclui uma dieta alimentar adequada, pode causar problemas nos rins, na visão, além de ressecamento da pele e até amputação dos pés e membros inferiores.

De acordo com a nutricionista Letícia Matrak, quem tem diabetes não pode consumir açúcar e deve optar por alimentos com baixa carga glicêmica. “O diabético pode consumir carboidrato, mas não é qualquer um. Alimentos como pães e massas integrais estão liberados. Toda a refeição tem de ter baixa carga glicêmica”, disse.

Algumas frutas como ameixa, melão, nectarina e pêssego podem ser consumidas. Já damascos, melancia, figo, uvas, melão, manga e banana devem ser evitadas porque são frutas com muita frutose, que aumenta a glicose.

Segundo a especialista, as fibras devem fazer parte da refeição dos diabéticos. “Linhaça, semente de chia e farinha de maracujá devem ser consumidas em, pelo menos, três porções por dia. Isso vai ajudar a manter a glicose inalterada, sem picos de insulina”.

A água também é muito importante. O diabético deve tomar três litros de água por dia. Na hora do almoço ou jantar, opte pela proteína branca, como frango e peixes. O diabético também deve evitar bebida alcoólica, frituras e excesso de carboidrato.

Tipos mais comuns

Diabetes tipo 2 - Doença crônica que afeta a forma como o corpo processa o açúcar do sangue (glicose).

Diabetes tipo 1 - Doença crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.

Pré-diabetes - Condição em que o açúcar no sangue está elevado, mas não o suficiente para ser classificado como diabetes do tipo 2.

Diabetes gestacional - Altos níveis de açúcar no sangue que afetam gestantes.

Pontos moeda