Saúde

Entenda a importância do sono regular para o desenvolvimento infantil

O hormônio do crescimento é produzido e liberado no organismo durante o sono e, por isso, crianças que não têm uma rotina adequada podem apresentar déficit

Foto: Divulgação / Pexel

Independentemente da idade, o sono é importante. De acordo com um estudo divulgado pela Annals of Behavioral Medicine, revista médica da Universidade de Oxford, no Reino Unido, a perda de sono pode causar uma grande deterioração do bem-estar físico e psicológico. 

O estudo foi realizado com aproximadamente duas mil pessoas e, entre elas, 42% apresentaram mudanças de comportamento, dormindo uma hora e meia a menos que suas rotinas normais. 

Para crianças e adolescentes, que se encontram em fase de desenvolvimento, dormir bem tem uma relevância ainda maior. Segundo um estudo realizado pela Academia Americana do Sono, dormir pelo tempo recomendado para cada faixa etária auxilia na melhora da atenção, memória, comportamento, aprendizagem e saúde mental. 

Além disso, durante o sono as crianças solidificam seus aprendizados, ou seja, é nesse momento que o cérebro registra as novas experiências que ocorreram durante o dia. 

Diante dessa realidade, médica alerta para a importância da rotina do sono no desenvolvimento dos pequenos. Para a pediatra Karoliny Veronese, é essencial que os responsáveis permaneçam atentos à rotina de sono dos pequenos.

De acordo com a National Sleep Foundation, para crianças de 3 a 5 anos de idade, é recomendado de 10 a 13 horas de sono, não sendo apropriado que tenham menos de 8 horas e nem mais de 14 horas dormidas por dia. 

“Quando dorme pouco, a criança tende a se sentir mais estressada e impaciente, desse modo, se torna mais difícil o convívio e interação social com os colegas da escola, além de diminuir o interesse pelas atividades do dia, o que impacta diretamente no aprendizado. Além disso, o estresse pode levar ao mau humor. Desse modo, além dos impactos físicos, como o déficit de crescimento, é importante se atentar para as formas com que o sono desregulado pode afetar a socialização do seu filho”, afirma.

Veja 3 dicas para regular o sono das crianças

Para garantir uma noite de descanso mais tranquila e facilitar o processo de adaptação à rotina de sono, algumas dicas podem ajudar:

- Evitar consumir comidas estimulantes à noite, como chocolate e refrigerante, pois contêm grande quantidade de açúcar;

- Em alguns casos, um objeto ajuda a passar a sensação de mais segurança e conforto para a criança, como uma manta ou brinquedo;

- Definir um horário fixo para dormir. Estabelecer uma rotina diária para o sono é essencial, uma vez que o relógio biológico irá se acostumar com o hábito.

Pontos moeda