Exaustão térmica: saiba o que levou à morte de fã de Taylor Swift
O primeiro show da turnê "The Eras Tour" no Brasil aconteceu no dia 17 de novembro, no Rio de Janeiro, quando os termômetros marcaram 40ºC e sensação térmica de quase 60ºC
Uma exaustão térmica desencadeada pelo calor. Essa foi a causa da morte da fã da cantora Taylor Swift, Ana Clara Benevides, de 23 anos. A jovem passou mal durante a apresentação da artista no Rio de Janeiro, no Estádio Nilton Santos, o Engenhão. Segundo o G1, essa é a informação que consta no laudo de necropsia divulgado nesta quarta-feira (27).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
De acordo com o Manual MSD, Versão Saúde para a Família, a exaustão pelo calor é caraterizada pela perda excessiva de sais (eletrólitos) e líquidos em decorrência de altas temperaturas o que dá lugar a uma diminuição do volume de sangue. Os sinais podem ser variados, entre eles, desmaio e o colapso.
É importante destacar que essa exaustão pode evoluir para insolação, caso a pessoa permaneça exposta ao calor excessivo. Com risco de morte, a insolação aumenta a temperatura corporal excessivamente provocando uma "disfunção de muitos sistemas orgânicos, podendo ser fatal".
Segundo Estela Benevides, prima de Ana Clara, a estudante de psicologia foi socorrida após desmaiar na grade em frente ao palco onde acontecia o show e foi encaminhada ao hospital, porém não resistiu.
O primeiro show da turnê "The Eras Tour" no Brasil aconteceu no dia 17 de novembro. No dia da apresentação, os termômetros marcaram 40ºC e sensação térmica de quase 60ºC. O público no estádio era de cerca de 60 mil pessoas.
SINTOMAS DA EXAUSTÃO TÉRMICA
Como os sintomas do problema se parecem com os de inúmeras outras doenças, a pessoa pode não perceber que o mal estar está diretamente ligado ao excesso de calor. Por isso, é importante ficar atento. Conheça alguns desse sinais:
1. Tontura;
2. Sensação de desmaio iminente;
3. Dor de cabeça;
4. Fraqueza;
5. Visão embaçada;
6. Dores musculares;
7. Náusea;
8. Vômitos.
Ainda de acordo com o Manual MSD, "é normal uma sudorese abundante. A frequência cardíaca e a frequência respiratória podem se tornar mais rápidas. A pressão arterial pode ficar mais baixa".
Organização do show será chamada para prestar esclarecimentos
Diante da conclusão do laudo do Instituto Médico Legal (IML) e após apontar as causas da morte, os representantes da empresa organizadora do evento serão chamados para prestar esclarecimentos. A investigação está em andamento.
A informação é da Polícia Civil do Rio de Janeiro, por meio de nota e de acordo com a 24ª DP (Piedade).
Procurada pelo Estadão, a T4F ainda não se manifestou sobre a divulgação do laudo. O espaço permanece aberto para posicionamento.
Após a morte de Ana Clara, novas medidas para shows e espetáculos foram anunciadas no Brasil. Uma nova regra foi editada pelo Ministro da Jutiça, Flávio Dino, em que permite a entrada de garrafas de água em shows para uso próprio.
*Com informações do Estadão Conteúdo
LEIA TAMBÉM: Entenda o que é o chip da beleza condenado por entidades médicas