Cuidados de hospital em ambiente de acolhimento e respeito
Buscando o bem-estar como maior qualidade, hospital de transição promove a melhora da saúde do paciente com assistência humanizada e personalizada.
Complementar o tratamento dos pacientes após a recuperação da fase aguda de doença ou lesão, mas ainda sem condições de alta médica domiciliar. Essa é a proposta do hospital de transição Hospitalar, em Vila Velha. O serviço assemelha-se ao de um hospital, com visitas médicas diárias, aplicação de medicações endovenosas e realização de exames complementares.
Seu diferencial está em sua proposta adicional, visando a uma melhor recuperação dos pacientes, com visitas multiprofissionais, número maior de técnicos e enfermeiros por leito, fisioterapia respiratória e motora e atuação de forma mais adequada nos problemas que mais afligem os pacientes acamados em fase de desospitalização, como escaras, reinfecções, perda de autonomia motora e respiratória etc.
“O Hospitalar atua para otimizar a recuperação desses pacientes em uma fase em que o tratamento com cuidados mais próximos e personalizados propicia uma melhor recuperação. Numa estrutura como a da Hospitalar, esses pacientes terão melhor atenção, por esta ser a atividade fim da equipe, ao passo que nos hospitais convencionais a demanda dessa atenção é desviada para os casos agudos”, explica o diretor de Relações Institucionais da Hospitalar, Geraldo Luzia de Oliveira Junior.
Disponibilizando tratamento e reabilitação especializada para pacientes acamados, com doença crônica, em cuidados paliativos ou finitude, o Hospitalar tem como um dos diferenciais o tratamento humanizado e personalizado, com limite máximo de 20 pacientes internados e um acervo tecnológico voltado exclusivamente para esse perfil de paciente.
Além disso, a instituição é a única que proporciona dois modelos de internação: um de tratamento de reabilitação integral para paciente mais complexos e outro semi-integral, quando já se inicia o planejamento de alta segura para domicílio.
“Há ainda um maior envolvimento familiar no tratamento do paciente, com realização de videochamadas e visitas presenciais liberadas 24 horas por dia, além do incentivo da participação das famílias nas atividades conjuntas de cuidados e reabilitação”, ressalta o diretor.
E para promover bem-estar e qualidade de vida, o Hospitalar conta com um programa destinado à realização de desejos específicos dos pacientes, como passeios supervisionados pela área livre e jardins, dieta orientada sob a ótica do prazer gastronômico, ornamentação personalizada do leito, comemoração de datas importantes para o paciente, permissão de visita de animais de estimação e a realização de eventos ecumênicos.
“O Hospitalar conta com profissional hostess exclusivo para estabelecer uma melhor comunicação entre o hospital e a família. Esta, aliás, tem acesso 24 horas ao sistema de videomonitoramento, de forma a acompanhar, pelo celular, o dia a dia do paciente, mesmo à distância”, finaliza Geraldo.