Afinal o ovo faz mal para o coração? Entenda
O Ovo é um alimento nutritivo, rico em proteínas e micronutrientes, mas também contém gordura saturada e colesterol.
Seu consumo já foi várias vezes alvo de pesquisas e polêmicas relacionadas ao coração.
A gordura saturada presente no ovo é um tipo de gordura existente em alimentos de origem animal e o seu consumo está associado a um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares porque aumenta o colesterol, um grande vilão para a saúde do coração. Porém, a sua quantidade no ovo é pequena. Por isso, quando o consumo está aliado a uma alimentação saudável e à prática de atividades físicas, ele não traria malefícios.
O ovo é uma fonte de colesterol. Estudos mostram que a absorção do colesterol é diferente de indivíduo para indivíduo e sofre influência genética, do metabolismo e da alimentação. Em aproximadamente 90% da população o consumo desse alimento não aumenta significativamente os níveis de colesterol porque o organismo regula, diminuindo a produção própria quando há um aumento da ingesta. Mas, em 10% da população há um aumento dos níveis de colesterol devido ao consumo de ovos em função da maior absorção que apresentam.
Como saber se você faz parte desses 10%? Realizando exame de sangue laboratorial para análise.
Logo, para a maioria das pessoas o consumo de ovo moderado não representa riscos. Para saber se você faz parte desse grupo é fundamental realizar o seu chek up.
LEIA TAMBÉM: Contenção ortodôntica e infertilidade; existe relação?