O perigo da gastroenterite em crianças
Se pensamos em uma doença que deixa as crianças super debilitadas, lembramos logo de gastroenterite! Uma doença com maior prevalência no verão e que tem como os principais sintomas a diarreia, o vômito e a febre, que podem se manifestar de forma simultânea ou isolados.
A maioria dos quadros são virais e isso significa que o tempo da doença é autolimitado, com duração de até 14 dias. Durante esse período, precisamos dar suporte para que a criança não apresente complicações, sendo a mais comum a desidratação. Para evita-la, devemos manter uma boa ingesta de líquidos e realizar medicações para minimizar perdas através do vômito e da diarreia.
A gastroenterite também pode ter causa bacteriana, condição com um maior potencial de gravidade. A febre costuma ser mais alta e persistente e comumente vemos a presença de sangue e pus nas fezes, situação que denominamos de disenteria e que necessita de tratamento com antibióticos específicos.
Embora a maioria dos casos sejam benignos, temos que ficar sempre atentos ao momento de procurar ajuda em urgências médicas. Casos com febre persistente além de 72 horas, vômitos que não melhoram com o uso de medicação via oral, sinais de desidratação e disenteria, não podem esperar.