Prótese dentária: qual a mais barata?
Talvez você fique um pouco decepcionado com a resposta, mas após algumas considerações essa sensação será melhorada e você passará a entender um pouco mais sobre próteses dentárias e suas relativas variações de valores.
Para um produto ou serviço e, no assunto em questão, o dentista fornece ambos, não se pode de forma simplista dizer se é caro ou barato sem antes analisarmos o que será feito os diferenciais de qualidade incorporados.
Também precisamos entender que o dentista que faz próteses, na maioria das vezes, trabalha em conjunto com um técnico que tem grande importância no resultado do tratamento. Assim, o valor final vai depender da qualidade, experiência e formação (muitos com várias especializações) dos profissionais envolvidos e das instalações e comodidades do local de atendimento. Existe também uma grande variedade de materiais como, por exemplo os importados, que podem ter muita influência na composição do valor da prótese.
Outro fator que contribui para essas diferenças de valores são os diferentes tipos de próteses. De maneira geral, temos as próteses totais removíveis (conhecidas como dentaduras), as próteses parciais removíveis ( ou próteses à grampo), as próteses fixas sobre dentes e sobre implantes e casos onde mais de um tipo de prótese é utilizada no mesmo tratamento.
Normalmente as próteses fixas tem um valor agregado maior devido ao custo dos materiais envolvidos (normalmente cerâmica) e a complexidade técnica de confecção. As próteses sobre implante seguem essa mesma lógica e ainda adicionado o custo da fase cirúrgica, implante e, em algumas situações, com o envolvimento de procedimentos mais complexos como a colocação de enxertos (osso e ou tecidos) antes da colocação dos implantes.
Resumindo, podemos relacionar os seguintes itens que normalmente compõem o valor das próteses:
1- Qualidade e nível de especialização da mão-de-obra dos profissionais envolvidos (dentista e técnico em prótese);
2- Tipo e grau de complexidade da prótese que será executada;
3- Qualidade e quantidade dos materiais empregados na prótese.
Se você precisa de prótese dentária, procure um dentista especializado para orientá-lo.