Nove principais causas da Infertilidade Masculina

Foto de Dra. Layza Merizio Borges
Dra. Layza Merizio Borges

Apesar de proporcionalmente as causas da infertilidade serem igualmente femininas e masculinas, ainda é muito comum que apenas as mulheres busquem ajuda para investigar essas causas. Entretanto, a participação do homem durante a preparação para a gravidez é tão importante quanto a de sua parceira, já que o embrião é originado em 50% do óvulo e 50% do espermatozoide.

Por isso, é importante que assim como a mulher vai ao ginecologista, que o homem faça visitas regulares ao urologista para fazer um check up da sua saúde de modo geral. É preciso vencer o tabu da infertilidade masculina, pois o desejo de ter um filho é do casal e ambos devem participar ativamente nesta decisão.

Para falar melhor sobre o assunto, convidei o andrologista e urologista José Augusto de Almeida, que listou os 9 principais fatores de infertilidade entre os homens.

Varicocele
A chamada varizes das veias testiculares é a principal causa de infertilidade masculina, representando aproximadamente 40% dos casos, chegando a 80% em homens com infertilidade secundária (casal que já tem um filho e não consegue a segunda gravidez).

Alteração genética
Pode estar presente em até 30% dos homens com número extremamente baixo ou ausência de espermatozoides no ejaculado. Existem inúmeras alterações genéticas, tanto cromossômicas, quanto nos genes.

Hábitos e estilo de vida inadequados
Uma vida pouco saudável pode aumentar os radicais livres e, consequentemente, a fragmentação do DNA espermático, resultando em infertilidade e maior chance de aborto.

Inadequação sexual
Usar lubrificantes ou saliva durante o ato sexual, ter ejaculação diária ou com intervalos superior a 7 dias representa 5% dos casos de infertilidade no homem.

Infecções seminais
Representam 7% a 10% dos casos, porém raramente apresentam sintomas e são de difícil diagnóstico.

Alterações hormonais
São bastante raras, correspondendo à aproximadamente 3% dos casos e estão relacionadas ao número muito baixo de espermatozoides no ejaculado, mas felizmente respondem bem ao tratamento.

Uso de medicamentos
Alguns medicamentos como imunossupressores, corticoides, betabloqueadores, entre outros, podem causar infertilidade.

Uso de esteroides anabolizantes
Atualmente, percebe-se o aumento importante dos casos devido ao uso de anabolizantes, chegando a causar a ausência completa de espermatozoides no ejaculado.

Causas não diagnosticadas
Apesar de todo avanço da medicina, ainda não é possível identificar a causa da infertilidade em até 30% dos homens inférteis

Foto de Dra. Layza Merizio Borges

Dra. Layza Merizio Borges

Médica. Mestre (IAMSPE-SP) e Doutora (UNIFESP) em Reprodução Assistida. Título de Especialista em Reprodução Assistida pela Associação Médica Brasileira e pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Membro internacional da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE). Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e de Reprodução Assistida (SBRA). Responsável Técnica do Instituto de Medicina Reprodutiva. @medicinareprodutiva