Cicatrizes: quais as que mais incomodam? Conheçam os tratamentos mais indicados para cada tipo
A cicatriz é resultado de um trauma na pele, que pode ser um acidente, inflamação ou mesmo pós cirurgia. Existem tipos diferentes de cicatrizes, elas podem ser hipertróficas, como no queloide, ou atróficas, como em alguns casos de cicatriz de acne.
O tratamento vai depender do tipo de cicatriz, mas em geral as cicatrizes hipertróficas, como o queloide são mais difíceis de tratar e pode ser necessária a remoção cirúrgica. As cicatrizes atróficas também existem tipos diferentes, aquelas que são distensíveis, que reduzem quando esticamos a pele, ou não distensíveis, que não somem quando esticamos a pele.
As cicatrizes atróficas tem uma ótima resposta com o tratamento a laser. Existem alguns tipos diferentes de lasers atualmente, mas os mais modernos, como o laser de Thulium (Lavieen), tem um resultado mais rápido, é mais indolor e a recuperação é mais rápida também.
Além do laser, tratamentos como microagulhamento robótico, o uso de bioestimuladores ou até mesmo o ultrassom microfocado, podem conferir uma melhora sobre os aspectos das cicatrizes atróficas.
O ideal é que o tratamento seja feito e acompanhado por um dermatologista para maior eficácia e segurança do paciente.
LEIA TAMBÉM: Confira 5 dicas saudáveis para montar a lancheira do seu filho