Entenda o poder da gratidão e seus efeitos na saúde
Muito embora a palavra gratidão tenha sempre estado presente em círculos religiosos ou em atividades relacionadas a fé, a grande responsável pela sua popularização nos últimos anos foi sem dúvida as redes sociais.
Foi através deste movimento que a palavra passou a ocupar as Hashtags mais bombadas da rede e ser difundida como um estilo de vida cultivado por diversos influenciadores de diferentes áreas. Apesar de, à primeira vista, tal movimento nos trazer a ideia de banalização desse poderoso sentimento, não podemos negar que a tal “onda” serviu para despertar um maior interesse e curiosidade sobre o assunto.
Mas afinal, o que é gratidão?
O Centro de inteligência de Harvard definiu gratidão como sendo: “O estado de espírito que sentimos quando afirmamos as coisas boas da vida que estão fora de nós, ou quando notamos pequenos prazeres”. Sim! É isto mesmo que você leu: Harvard!
A Gratidão é, de fato um dos maiores e mais poderosos sentimentos que podemos experimentar enquanto seres humanos, não é a toa que uma das maiores Universidades do mundo tem se dedicado a estudar o tema. Seu poder transformador é capaz de produzir efeitos extremamente benéficos á nossa condição física e mental.
Quando praticamos gratidão entramos diretamente em contato com emoções positivas como: contemplação, alegria, esperança, plenitude… Dessa forma, emoções comprovadamente tóxicas como: Raiva, inveja, desgosto e frustração perdem espaço deixando de comprometer negativamente a nossa saúde.
E não é só isso, pesquisas comprovaram que o hábito de agradecer aumenta os níveis de bem-estar, a capacidade de resiliência, reduz o estresse e ajuda a prevenir a depressão. Em um estudo realizado com 300 adultos, o grupo que fez um exercício de agradecimento apresentou melhora na saúde mental em comparação aos participantes que não realizaram.
Outros estudos também demonstraram que a prática da gratidão fortalece nosso sistema imunológico, reduz a pressão arterial e ainda contribui na qualidade do sono. Já imaginou tudo isso? A prática da gratidão cria o hábito de direcionar a nossa atenção para os aspectos positivos, independentemente da situação que estamos enfrentando, pois acredite… Sempre há o que agradecer.
Isso nos fortalece como seres humanos nos tornando mais resiliêntes e flexíveis diante as adversidades da vida. Respirar fundo, olhar ao nosso redor e pensar: Onde eu estou agora? Eu tenho um teto para me abrigar? Tenho um corpo saudável que me sustenta? Minha família está em segurança? Estou respirando sem ajuda de nenhum aparelho?
Nos chama ao momento presente e nos convida a ser gratos. Perceba o quanto temos a agradecer. Quantas pessoas não podem desfrutar de coisas tão simples por uma série de razões. Esse tipo de atitude pode parecer difícil no início, até um pouco forçada, na verdade, mas acredite! Sentir gratidão também é uma habilidade que pode e, deve ser adquirida através da prática.
Devemos treinar a gratidão tal qual se treina um músculo, quanto mais treinado mais fortalecido ele se torna. Assim, a medida em que a gratidão sai do campo das palavras/mente e começa a ser experimentada como um sentimento genuíno e habitual, nosso corpo passa a liberar hormônios como ocitocina e dopamina chamados de “neurotransmissores da felicidade” responsáveis por reduzir o estresse, a ansiedade, melhorando inclusive quadros depressivos.
Além disso, esses neurotransmissores também aumentam a sensação de bem estar, prazer e felicidade. Praticar gratidão é uma atitude simples, não exige de você muito tempo, não exige recurso financeiro, não exige ajuda de outras pessoas, é algo que pode ser praticado sozinho, em seu interior, onde só você tem acesso.
É um mecanismo capaz de mudar nossa percepção sobre a vida sem alterar as condições externas na qual estamos inseridos. Assim como toda habilidade só requer vontade e a decisão de começar.
E aí? Já agradeceu hoje?
LEIA TAMBÉM: Entenda porque o cantinho do pensamento não funciona