Conheça a importância do queixo e da mandíbula no contorno facial
O contorno inferior da face é de fundamental importância na composição da estética facial. É a linha da mandíbula em conjunto com o queixo que se dá forma e estrutura ao rosto, além de uma forte característica de beleza e juventude.
A simetria dessas regiões, bem como os ângulos bem marcados (no homem mais quadrado e na mulher mais longilíneo) dão um aspecto geométrico e atraente. Esse contorno inferior da face bem marcado proporciona ainda uma distinção precisa entre o queixo e o pescoço, disfarçando ou reduzindo a aparência da “papada”.
Com o processo de envelhecimento, o contorno facial vai sendo modificado, causando um grande incômodo em muitos pacientes.
Isso acontece porque a face não envelhece somente na camada mais superficial da pele, com o aparecimento das rugas, mas em todas as suas estruturas, (no tecido cutâneo superficial, tecido subcutâneo, nas camadas de gorduras da face, músculos da mímica facial, estruturas ósseas e cartilaginosas.)
Algumas características do terço inferior da face como o queixo retraído por exemplo podem ser fruto de sua constituição óssea, tecidos moles ou do processo de envelhecimento em si, que leva a uma reabsorção óssea desta região e perda do contorno.
Outro fato importante para a perda do contorno da face é a reabsorção da mandíbula que, literalmente, diminui de tamanho. Isto diminui, também, toda sustentação do terço inferior da face, apagando o limite jovial e bonito da face com o ínicio do pescoço.
Nesses casos, as assimetrias podem ser amenizadas com o uso de tratamentos injetáveis minimamente invasivos reajustando alguns aspectos de forma simples. Trabalhamos com a volumização da região, a fim de deixá-la mais proporcional e harmônica.
Com o uso dos preenchedores podemos reestruturar e projetar o queixo. Também podemos alongar a altura do queixo, dando um aspecto de face mais alongada e de emagrecimento facial, além de melhorar o aspecto da papada e proporcionar um perfil mais bonito.
Nesse tratamento, são realizados a avaliação do que gera insatisfação à paciente e o mapeamento dos pontos de sustentação facial. Essa análise visa potencializar os resultados de forma bem individualizada, visando promover um efeito de elevação dos tecidos da face de valorização dos seus contornos.
É preciso lembrar que até os procedimento minimamente invasivos podem ter intercorrências, por isso é importante que o paciente busque sempre por profissionais capacitados, que possuam um amplo conhecimento e experiência para realização de seu tratamento. Também é fundamental seguir as orientações de recuperação estabelecidas.
LEIA TAMBÉM: Confira 5 dicas saudáveis para montar a lancheira do seu filho