Para que serve o teste de esforço ou ergométrico realizado no Check up cardiológico?
Seja para manter-se saudável ou para diagnosticar doenças cardíacas, o teste ergométrico faz parte do exames solicitados para prevenção das doenças cardiovasculares.
Esse exame é acompanhado por um médico especializado. É realizado, de maneira geral, em uma esteira onde o paciente fica monitorizado com eletrodos que registram o eletrocardiograma. Além disso, a pressão arterial é aferida em cada etapa.
Como é feito o exame
O exame inicia-se com a avaliação em repouso, depois caminhando e por fim correndo. Existem vários protocolos com tempos, velocidades e inclinações diferentes da esteira. O exame é interrompido ou porque o paciente atingiu a exaustão ou porque o médico identificou algum sinal que indique o término.
Atenção! O exame não deve ser feito em jejum mas também não deve ser feita nenhuma alimentação logo antes do exame, o ideal é ingerir alimentos leves pelo menos 1h antes do exame.
Durante o teste de esforço ocorre aumento da frequência cardíaca e também há variação da pressão arterial o que possibilita avaliar sinais de cardiopatias , como arritmias, alterações da pressão arterial, insuficiência cardíaca, doenças coronarianas. Contribui para avaliação da qualidade da função cardiorespiratória.
O exame é comumente solicitado para liberar para prática de atividades físicas, principalmente em pessoas portadoras de fatores de risco para doença cardiovascular ou já sabidamente cardiopatas.
É de extrema importância no dia a dia do Cardiologista para análise das condições clínicas do paciente.
LEIA TAMBÉM: Mau hálito: 5 fatos que você precisa saber