Quanto tempo dura um tratamento com Invisalign?
Eu tenho certeza que você já leu por aí que o tratamento com alinhadores como o Invisalign é mais rápido do que com aparelhos ortodônticos tradicionais, mas nem sempre isso é verdade.
É fato que alinhamentos e tratamentos mais simples podem ser bem rápidos com alinhadores, mas isso só é possível se o paciente usar o alinhador pelo tempo recomendado, ou seja, 22 horas por dia. O alinhador não vai fazer efeito se for usado só para dormir ou se for esquecido durante todo o final de semana.
E isso faz toda a diferença quando se fala em tempo de tratamento: quanto mais você usa seu alinhador, mais rápido serão as trocas e, por isso, mais rápido será o tratamento. Por outro lado, se você usa pouco as trocas devem ser bem lentas e isso vai atrasar a previsão do tratamento.
Pior ainda, se você usa pouco o alinhador e mesmo assim faz trocas rápidas, provavelmente seu tratamento vai paralisar, porque os dentes vão para de encaixar no alinhador e ele vai parar de fazer efeito. Nesse ponto será necessário reiniciar o tratamento com novos alinhadores que estejam adaptados a posição atual dos dentes e que então voltarão a funcionar. Nesse caso, o atraso será ainda maior.
Por isso, antes de perguntar quanto tempo dura um tratamento com alinhadores pergunte-se quanto tempo você está disposto a usar eles por dia. Se você está disposto a usá-los nos finais de semana e viagens, e aí sim uma estimativa de tempo poderá ser feita.
Os refinamentos, ou ajustes ao longo do tratamento também fazem parte do tratamento e podem ocorrer não só porque o paciente não usou o aparelho adequadamente, mas porque os dentes não responderam a alguns movimentos como deveriam. Isso acontece porque eles podem precisar que a força seja feita com uma direção diferente, ou com mais intensidade, ou com um apoio de resina maior, por exemplo.
Ao detectar isso o melhor é já refazer o movimento que ficou para trás para não atrasar o tratamento. Uma outra indicação muito frequente dos refinamentos é no finalzinho de casos mais complexos, para finalizar a estética e refinar o sorriso do paciente, do mesmo jeito que fazemos com os aparelhos fixos.
A diferença é que com o aparelho fixo é comum o dentista fazer várias recolagens ou dobras no fio e com os alinhadores ele vai refinar para dar o “toque final”. Em casos mais complexos é como ocorrerem até três refinamentos por tratamentos em média, de acordo com os estudos mais atuais na área.
Por isso, escolha um profissional que seja no mínimo especialista em Ortodontia, que seja experiente e caprichoso com seus planejamentos para que seu tratamento tenha sucesso, mas não esqueça de fazer a sua parte. Lembre-se que no tratamento com alinhadores o tempo de tratamento e o sucesso dele estão, em grande parte, nas suas mãos.
LEIA TAMBÉM: Refluxo: confira algumas dicas para evitar a doença