Alinhadores ortodônticos: especialista faz alerta sobre o tratamento
O tratamento com alinhadores invisíveis foi sem dúvidas a grande evolução da Ortodontia nos últimos anos. Corrigir os dentes sem braquetes e fios e podendo limpar toda a boca de maneira correta, foi sem dúvidas um ganho para a estética e saúde bucal dos nossos pacientes!
Porém junto com tantas vantagens, você precisa saber de um “detalhe” extremamente importante sobre essa modalidade: O DIAGNÓSTICO E O PLANEJAMENTO! Há quem pense que Invisalign é igual em todo lugar.
Com todas as informações e o marketing da empresa cada vez mais presente nas mídias sociais, pudemos observar que os pacientes muitas vezes acreditam que a empresa faça tudo. E esse é o MAIOR EQUÍVOCO!
FIQUE ATENTO:
Assim como o aparelho fixo, o Invisalign é mais um tipo de aparelho ortodôntico. Quem conduz todo o tratamento é o seu Ortodontista.
Se o profissional fizer um diagnóstico ou um planejamento errado, a empresa respeita o planejamento realizado e os alinhadores virão com as movimentações que o profissional planejou.
Isso quer dizer que o que o seu dentista planejar as movimentações, elas vão ocorrer sem nenhuma interferência da empresa que fabrica os alinhadores. Portanto, a escolha do profissional é EXTREMAMENTE IMPORTANTE.
Costumo fazer algumas analogias com meus pacientes para que vocês entendam isso melhor. Imagine que você precisa fazer uma cirurgia importante e que existem duas formas de realiza-la: com o método convencional – bisturi e realização manual do procedimento pelo médico – ou ROBÓTICA: o mesmo profissional te opera, mas conta com a tecnologia para ser mais preciso e muitas vezes menos invasivo.
O hospital pode ter o melhor equipamento de robótica disponível no mundo, mas se seu médico não souber utilizá-lo, o equipamento simplesmente não resolverá seu problema.
E mais: se ele não souber planejar sua cirurgia de maneira adequada, utilizando a robótica para ter sucesso no procedimento, o resultado será fracasso. Nenhum fabricante de robótica te garante sucesso no resultado cirúrgico. Ele é só um equipamento tecnológico que te possibilita excelentes resultados quando o caso é bem diagnosticado, bem planejado e bem conduzido!
SE LIGA AQUI:
A tecnologia é fantástica! Mas não substitui um bom operador. O seu dentista deve ser capaz de realizar o seu diagnóstico de maneira assertiva, determinar e planejar as movimentações que devem ser realizadas para resolver o seu problema e saber conduzir todo o tratamento.
Além disso, a experiência dele conta e muito: só assim nós sabemos se o computador está te prometendo algo no planejamento virtual que seja compatível com o que de fato pode acontecer de movimentação (vale lembrar que no computador acontece tudo e na boca é outra história).
O acompanhamento também é fundamental para, sempre que necessário, ele faça intervenções ortodônticas ou mude a mecânica para alcançar o resultado.
RESUMINDO:
Não adianta ter uma Ferrari se você não souber dirigi-la e conduzi-la para onde você quer que ela te leve! A tecnologia das empresas é excepcional mas o condutor te leva pro caminho onde você quer chegar, planejando a viagem e sabendo resolver os problemas que podem ocorrer no caminho. A Ferrari não dirige por você!
LEIA TAMBÉM: Higiene do sono: saiba o que é, como fazer e conheça os benefícios