Descubra o melhor atalho para chegar aonde você deseja

Foto de

Você já teve a impressão de que sempre acontece alguma coisa para dificultar seu caminho? Que as coisas parecem mais difíceis para você do que para as outras pessoas?
Você está prestes a entender, de uma vez por todas, o motivo pelo qual se dedicar ao autoconhecimento vai tornar a sua vida muito mais fácil.

O autoconhecimento é um caminho. Afinal, existe um “universo” dentro do seu consciente e do seu subconsciente. Vou te provar isso com um exemplo simples: você já ficou tentando pensar positivo, mas no final, as coisas acabaram dando errado? Por que será que o pensamento positivo não funcionou para você?

Simplesmente porque o seu “consciente” estava tentando pensar positivo, enquanto o seu subconsciente guardava muitas crenças, emoções e padrões “ocultos” que iam contra o que a sua parte consciente estava tentando vivenciar.

Se não existisse um “universo” dentro de você, muitas vezes desconhecido, você iria conseguir materializar todos os seus pensamentos positivos. Porque não haveria nada por trás desse seu pensamento positivo atuando contra, como por exemplo, inseguranças e limitações.

Se não existisse um mundo dentro de você, você não teria tantas emoções, não faria tantos julgamentos, não levaria as coisas para o lado pessoal, não se afetaria pelo que te acontece. Concorda?

Mas calma – ninguém está dizendo que ter um subconsciente é algo ruim. Essa é apenas uma constatação, e agora você entende o “mundo” que existe dentro de você. É por isso que você precisa conhecer o que se passa no seu interior: para saber identificar o que há dentro da sua consciência que está desalinhado com o que você deseja vivenciar e que está te limitando.

Também para entender quais pensamentos ocultos estão alimentando aqueles seus comportamentos ou sentimentos nocivos dos quais você não consegue se livrar e para descobrir o que você precisa mudar para atrair mais coisas boas para sua vida.

Por trás de tudo o que você vivencia no mundo material, existe um equivalente dentro da sua consciência que atraiu cada uma das suas experiências. E o autoconhecimento é o atalho para que você perceba o que existe “do lado de dentro” que está te atrapalhando “do lado de fora” e para que, a partir disso, você faça os ajustes necessários.

Ele é um atalho porque existe uma outra forma de identificar suas fragilidades e o que te impede de voar – mas essa é uma alternativa bem mais trabalhosa, desagradável e o resultado não é garantido. Essa outra maneira é você simplesmente seguir sua vida como se nunca tivesse tido a oportunidade de ler esse texto e continuar atraindo as mesmas situações desagradáveis para ter (ou não) os seus aprendizados.

Nesse caso, você pode continuar culpando as circunstâncias, ou outras pessoas, por aquilo que dá errado para você. De início, essa decisão pode parecer mais confortável, mas logo ela se tornará uma prisão.

Para você que já se convenceu de que se dedicar ao autoconhecimento é a melhor coisa que você pode fazer por você hoje, veja como você pode começar:

Cursos e ferramentas online

Hoje existem diferentes cursos e ferramentas para te ajudar no caminho do autoconhecimento. Essa é uma abordagem em que você explora a sua consciência por meio de conteúdos e exercícios práticos no seu próprio ritmo e sem necessariamente um profissional te guiando.

Hoje, na internet, você encontra opções mais imersivas, para o caso em que você queira colocar sua atenção no autoconhecimento por dias seguidos para evoluir mais rápido, ou opções em que você pode se dedicar poucos minutos do seu dia para esse novo aprendizado durante um período maior. Não existe opção melhor do que a outra, e sim aquela que melhor se adequa à sua realidade e aos seus objetivos.

Sessões de terapia

Existem diferentes abordagens de terapia: cognitivo-comportamental, psicanalítica, psicodinâmica, aconselhamento…

Ter um profissional para te ajudar no seu caminho do autoconhecimento vai te ajudar a ter mais comprometimento e segurança nessa busca.

Converse com quem já faz terapia, experimente diferentes abordagens, diferentes terapeutas e veja o que você sente que faz mais sentido para o seu momento.
Se você não quiser repetir seus erros do passado, se quiser enfraquecer comportamentos autossabotadores, pensamentos limitantes e evoluir, não importa como você vai começar.
O importante é decidir e agir.

LEIA TAMBÉM: Repelente x Protetor solar: qual aplicar primeiro?

Foto de