Escuta ativa: saiba o que é e aprenda a praticá-la em 3 passos

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Se eu te perguntar se você sabe se comunicar bem… Qual é a primeira habilidade que lhe vem à cabeça? Eu aposto que você responderia que é a de se expressar, de se posicionar, de falar bem em público… E por último a habilidade de saber ouvir.

A prática da escuta ativa vem sendo negligenciada e substituída por uma postura passiva e superficial em nossas interações. Isso porque em um mundo cada vez mais acelerado onde somos bombardeados por inúmeros estímulos e sujeitos à múltiplas distrações, essa é a estratégia que, de forma insconsciente, adotamos para nos proteger. Além disso, há ainda a grande quantidade de demandas em aberto em nossas próprias consciencias, que também atuam como distrações.

Ou seja, no contexto em que vivemos hoje, atrofiamos a habilidade que nos permite construir relacionamentos sólidos, resolver conflitos de forma eficaz e melhorar a nossa comunicação como um todo. Afinal, não adianta existirem pessoas que sabem se expressar e liderar, se não há pessoas verdadeiramente abertas à ouvir e a compreender.

Aprender a ouvir é um favor que você faz à quem está se comunicando com você, à si próprio e à saúde do ambiente em que você vive. Porque é através da escuta ativa que você cria um espaço saudável e seguro para que as pessoas se sintam respeitadas, valorizadas e confortáveis em se abrirem e em serem verdadeiras com você.

Nesse contexto, fica fácil perceber que essa habilidade não é útil somente para seus relacionamentos no ambiente em que você vive. No seu ambiente de trabalho, criar esse ambiente saudável e seguro aumenta o engajamento e a motivação dos times, além de facilitar a resolução de problemas e o trabalho em equipe, já que com a escuta ativa é possível criar um ambiente de confiança onde se compreende as necessidades e expectativas dos colegas de trabalho, clientes e superiores.

Mas como começar a praticar a escuta ativa?

1. O primeiro passo é praticar a apreciação. Ao contrário do que muitos pensam, apreciar não significa aprovar o que a outra pessoa tem a dizer, concordar com o que ela pensa, ou gostar dela. Apreciar é a capacidade de olhar para o outro e enxergá-lo como uma outra vida, bem semelhante a você: com crenças, pontos de vista, desejos, necessidades, fragilidades, preocupações… E o que a pessoa está a dizer é apenas um de muitos pontos de vista. Nesse estado você julga menos, é muito mais tolerante e não toma nada como pessoal.

2. O segundo passo é adotar uma postura de interesse com a opinião do outro e realmente decidir ouvir o que ele tem para falar. Porque quando falamos em saber ouvir, é preciso chamar a atenção para o fato de que é comum estarmos em uma conversa só pensando na próxima coisa que vamos falar, em como vamos responder o que o outro disse. Em vez de estarmos no momento presente, ouvindo, processando e assimilando as informações, usamos parte da nossa atenção para planejar a próxima fala. Mas quando fazemos isso, colocamos a nossa atenção em nós mesmos em vez de colocar no que o outro está dizendo. E assim, a pessoa que está se expressando não se sente ouvida e a conexão e a confiança são cortadas.

3. Faça perguntas claras no tempo certo: Sempre que for oportuno, demonstre interesse genuíno fazendo perguntas relevantes e esclarecedoras para obter mais informações. Isso não apenas mostra que você está ouvindo, mas também incentiva o interlocutor a se aprofundar na conversa. Quando se trata de uma conversa profissional, essa é uma boa forma de olhar para a situação de forma global antes de começar a trabalhar em cima dela, da mesma forma que a pessoa que está se expressando se sente valorizada e importante.

Lembre-se de que a escuta ativa é uma habilidade que requer prática e dedicação. Quanto mais você se esforçar para realmente compreender o outro e valorizar suas palavras, mais eficaz será sua comunicação e seus relacionamentos. Portanto, veja a escuta ativa como um exercício e pratique regularmente: ao se envolver em conversas diárias, seja consciente de suas habilidades de escuta e tente aplicar essas estratégias. Quanto mais você praticar, mais natural ela se tornará.

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