Aparelhos ortodônticos: por que os dentes ficam moles após as manutenções?
Alguns pacientes podem pensar que essa é só uma impressão, mas na verdade, o aparelho deixa os dentes moles de verdade, e isso é necessário para que o tratamento corra bem. Porém, algumas pessoas podem sentir mais do que as outras. Se essa sensação te incomodar muito, converse com seu ortodontista.
Agora vamos entender mais sobre esse efeito do tratamento ortodôntico:
Basicamente, para o aparelho alinhar os dentes, precisa exercer pressão ou tração sobre os dentes, e isso deixa o dente mole. Mas tudo faz parte do processo para a resolução do seu problema, não se preocupe. Em outras palavras, se seus dentes não ficarem moles, eles não se movimentam.
Explicando mais detalhadamente, o que acontece é o seguinte:
1) Os dentes são presos ao osso por meio do ligamento periodontal. Essa membrana é bastante fina, composta por diversas fibras. Ela está acostumada a sofrer pressão durante a mastigação.
2) No entanto, no ao usar aparelho, essa pressão é exercida de maneira constante. Isso faz com que o ligamento periodontal se alargue.
3) Além disso, há a reabsorção óssea dos ossos ao redor dos dentes, ou seja, o osso é removido para depois ser refeito na posição final em que o dente vai ficar. E é a partir desse processo que os dentes conseguem se movimentar.
4) É, portanto, a combinação dessas reações que faz com que os dentes fiquem moles.
No caso do aparelho fixo, essa sensação é mais perceptível no início do tratamento, quando o fio ortodôntico tende a ser mais fino e permite maior movimentação deles durante a mastigação. No caso do Invisalign ou de qualquer outro alinhador, essa percepção é maior do que com o aparelho fixo e sempre será percebida nos primeiros dias quando se troca os alinhadores.
O dente pode cair?
Essa é outra dúvida muito comum. Afinal, durante a infância, após os dentes ficarem moles eles caem, certo? Acontece que essa é uma situação bem diferente. Então, apesar do aparelho deixar o dente mole, ele não vai cair.
Isso porque o ortodontista sabe avaliar o quadro do paciente e compreende a força ou a tração necessária para a movimentação dos dentes, sem que isso prejudique a saúde bucal.
Entretanto, pessoas que se arriscam ao colocar aparelho ortodôntico com alguém que não é profissional correm sérios riscos. Além disso, se houver algum problema na gengiva, ou mesmo doença periodontal, os cuidados devem ser redobrados.
Existem também alguns fatores que pioram o amolecimento dos dentes durante o tratamento.
São eles:
1) Se você está em tratamento ortodôntico e sofre com bruxismo ou apertamento dental essa percepção de amolecimento dos dentes será pior, porque a força exercida pelo bruxismo se somará a força do aparelho, deixando os dentes mais moles. Essa condição precisa ser sempre comunicada ao ortodontista para ele tomar os cuidados necessários ao longo do tratamento.
2) Outra causa são os traumas decorrentes de pancadas, tombos ou acidentes pois o choque na região da boca pode afetar os ligamentos periodontais dos dentes acometidos. Em uma situação como essa, é aconselhado uma avaliação minuciosa de um profissional para averiguar se a estrutura bucal foi comprometida.
3) A doença periodontal, que acomete o ligamento responsável pela movimentação dos dentes é uma contraindicação para o tratamento ortodôntico, caso ela esteja ativa. No caso de histórico de doença periodontal ou casos recorrentes na família, avise ao seu ortodontista.
Dentes voltam ao normal após alguns dias
Fique tranquilo! Tudo vai voltar ao normal! É importante destacar que os dentes não ficam moles para sempre. Aliás, eles voltam ao normal antes da sua próxima manutenção ou troca de alinhador. E assim que o tratamento termina e você tira o aparelho, eles deixam essa condição de vez após em média, 12 meses.
A estabilização dos dentes na posição correta é o motivo do uso das contenções ortodônticas, afinal, quando eles estão moles podem se deslocar da posição desejada com mais facilidade.
LEIA TAMBÉM: Existe açúcar saudável?