Julho Laranja: um mês dedicado a prevenção e cuidados com a saúde bucal das crianças
Assim como o Outubro Rosa nos mobiliza para os cuidados preventivos contra o câncer de mama e o Setembro Amarelo carrega a importância da valorização da vida, a campanha do Julho Laranja foi criada com o intuito de informar e sensibilizar a população para a importância do tratamento ortodôntico e Ortopédico em crianças, a partir dos 6 anos de idade. Instituída desde 2018, a campanha faz parte do calendário oficial enquanto proposta para a saúde pública bucal.
O slogan “Cuidados precoces, sorriso para toda a vida” ressalta a importância da busca por avaliação ortodôntica por parte da família e da indicação também nesse sentido por parte dos clínicos gerais.
O objetivo é acompanhar e monitorar o desenvolvimento da oclusão dentária, prevenindo e interceptando más oclusões de forma precoce. Alertar a sociedade para a necessidade de prevenção e correção dentária infantil, corrigindo o conceito equivocado de que a Ortodontia só pode ser realizada em jovens com todos os dentes permanentes na boca.
A ideia é que em breve o conceito de prevenção na saúde bucal da campanha, saia do escopo apenas da Ortodontia e atinja a Odontologia como um todo, ressaltando esse importante conceito das áreas que são inerentes a saúde: o bem-estar do paciente.
O mês de Julho foi o eleito em função das férias escolares. Nessa época, muitos pais aproveitam a folga dos filhos e utilizam esse tempo para levar os pequenos ao dentista.
O mascote da campanha foi criado pela artista plástica gaúcha, Clarissa Motta. O pássaro foi o animal eleito pelos organizadores do Julho Laranja por diversos simbolismos: atrair a atenção das crianças ao mesmo tempo que simboliza a inteligência, a sabedoria, o divino e a alma.
Conversamos com a idealizadora e criadora da campanha, a Ortodontista e Odontopediatra Dra. Cibele Albergaria que nos relatou o que a motivou para a criação da campanha: “Era preciso despertar para a prevenção e a promoção da saúde bucal em relação às más oclusões, à apneia pediátrica e às desarmonias faciais. Eu sentia falta do empreendedorismo social na Ortodontia e falta esclarecimento à sociedade sobre essa especialidade. Assim como via a campanha Outubro Rosa, criada nos EUA e hoje decretada pela Câmara Federal no Brasil, me veio o insight da Campanha Julho Laranja em 2018.
– Cibele a campanha foi lançada de fato em 2019. Após 3 anos de vigência, consegue perceber ganhos e conquistas?
R: Sim, temos um estudo conduzido pela professora Daniela Garib da USP – Bauru no qual fizeram um levantamento no CRO-SP e verificaram como aumentaram as primeiras consultas ortodônticas na idade entre 5- 7 anos.
Dra. Daniela Garib, professora da FOB – USP destaca que a campanha já está colhendo frutos também no âmbito do serviço público: “Em paralelo à campanha do Conselho Regional de Odontologia do DF, começamos a auxiliar um projeto de lei. Em 27 de fevereiro desse ano foi aprovada uma lei, regional, no Distrito Federal, para que crianças tenham acesso ao tratamento ortodôntico na escola. Em virtude dessa lei, uma deputada protocolou uma lei que impacta o Brasil inteiro. Embora esteja em tramitação, é um grande passo para a área,” destacou a professora.
Você pode acompanhar as publicações do “Julho Laranja” no Instagram, através do profile oficial @julholaranja. Lá é possível acompanhar as ações que estão sendo realizadas em todo Brasil e entender um pouco mais das ações e os benefícios para o público.