Meu filho tem bruxismo; o que fazer?
O bruxismo tem como principal característica o ranger dos dentes ou apertar os dentes e muitos pais procuram os consultórios odontológicos preocupados com a consequência dessa parafunção. Pode ocorrer durante o sono mas também durante o dia. Fraturas, desgastes e até mesmo mobilidade dental podem estar presentes nos dentes sobrecarregados pelo problema.
É um problema de múltiplas causas, associado ao Sistema Nervoso Central e podemos associar alguns fatores ao bruxismo: distúrbios da respiração durante o sono, uso de algumas medicações, stress, ansiedade, TDAH, refluxo gástrico, etc. Alguns fatores mais graves também podem estar associados ao bruxismo, como paralisia cerebral, epilepsia, doenças neuromusculares e neurodegenerativas.
O bruxismo compromete a qualidade do sono e consequentemente a qualidade de vida do paciente. Pode ser transitório quando está associado ao uso de medicações, mas também pode durar muito tempo.
É importante que a criança passe por uma avaliação com o cirurgião dentista e por outros profissionais, como um otorrinolarinologista, para avaliar se há alguma obstrução respiratória associada. Também deve ser avaliada por um gastro pediatra para avaliar-se a presença ou não de refluxo. E até mesmo pelo pediatra, para avaliar outras condições associadas, como ansiedade e stress. Em alguns casos não há necessidade de tratamento, em outros é necessário intervir. Dessa forma a avaliação sempre é importante.
Portanto, a abordagem é sempre multidisciplinar, buscando trabalhar nas causas e no manejo das consequências. Se há a presença de desgaste dentário ou fraturas, podemos utilizar um aparelho para a criança usar durante o sono, que protegerá os dentes. Trata-se de uma placa de acetato que é confortável e temos observado ótimos resultados nos pacientes que a utilizam.
Vale ressaltar que se houver algum distúrbio respiratório do sono associado, o Ortodontista também poderá indicar o uso de um aparelho que “abre” o céu da boca, melhorando também a respiração do paciente de forma significante, contribuindo para uma melhora na qualidade do sono e consequentemente do bruxismo.
A consulta odontológica muitas vezes é o primeiro passo para uma abordagem de sucesso. Não deixe de procurar um profissional caso observe o problema no seu filho!
LEIA TAMBÉM: Crianças com distúrbios do sono tem mais risco de traumatismo dental; entenda o motivo