Adesão medicamentosa – uma barreira a ser vencida!
Parece óbvio o que eu vou falar, mas você sabia que um medicamento para fazer efeito ele precisa ser tomado? Que os benefícios que ele pode trazer a sua saúde depende do uso correto, muitas vezes contínuo?
Uma das grandes barreiras no consultório médico hoje é a adesão medicamentosa, isso quer dizer, o paciente seguir exatamente a recomendação do uso dos medicamentos prescritos.
Muitos pacientes portadores de doenças crônicas em um dado momento “se cansam” do uso dos medicamentos ou apenas decidem não tomar mais porque acreditam que já tomaram por tempo suficiente. Isso é um grande equívoco! Nunca pare uma medicação sem falar com o seu médico.
Muitas doenças podem permanecer assintomáticas mesmo suspendendo a medicação, mas isso não quer dizer que você não está em risco. Por exemplo, um acidente vascular cerebral (AVC) , pode acontecer por uma hipertensão não controlada.
Logo, é muito importante conhecer o seu tratamento e a sua doença, tirar todas as dúvidas com o seu médico para não parar medicamentos necessários para a sua saúde. Essa parceria entre o médico e o paciente, com um entendimento da doença e uma relação de confiança estabelecida no tratamento, é necessário o sucesso em busca da saúde.
LEIA TAMBÉM: Como limpar os ouvidos de forma segura? Confira as dicas