Conheça sinais que podem indicar que seu filho tem problema no coração

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Brincar , pular, correr, praticar esportes sem queixas, faz parte do cotidiano das crianças. Quando elas apresentam alguma dificuldade nessa rotina pode ser um alerta para os pais sobre algum problema no coração de seus que tenha passado despercebido durante o nascimento.

Ao longo do desenvolvimento da criança alguns sinais e sintomas podem chamar a atenção e deve ser avaliado por um especialista.

São eles:

1. Falta de ganho de peso;

2. Desmaios;

3. Falta de crescimento sem alteração genética que justifique;

4. Cansaço – interromper a mamada várias vezes ou a brincadeira, diferente de outras crianças;

5. Cianose – mucosa da boca e língua normalmente mais arroxeada. Unhas e pele azuladas;

6. Chiado no peito – como se os pulmões estivessem “molhados” com dificuldade para respirar;

7. Suor – uma sudorese excessiva sem explicação.

O coração é um dos principais órgãos do corpo humano, responsável por bombear o sangue e fornecer oxigênio às células. Por isso caso seja notado qualquer um desses sinais de alerta é importante levar a criança ao pediatra para avaliação e caso necessário a investigação com médico cardiologista e realização de exames específicos.

LEIA TAMBÉM: Como limpar os ouvidos de forma segura? Confira as dicas

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich