Prevenção do abuso sexual infantil: cuidado com as crianças nas festas de final de ano!
Muitas crianças são abusadas sexualmente nas festas de final de ano. Algumas possíveis razões para isso incluem: consumo excessivo de ácool (que pode levar a comportamentos irresponsáveis e diminuição da supervisão infantil) e convívio com diferentes familiares, colegas de trabalho e amigos.
A principal medida que podemos tomar para evitar o abuso sexual é a educação e conscientização. Devemos sempre conversar com as crianças sobre seus corpos, consentimento e limites saudáveis. Ensine-as a identificar comportamentos inapropriados e a comunicar qualquer abuso a um adulto de confiança.
Além disso, é importante que elas tenham uma supervisão adequada (deve sempre haver adultos responsáveis presentes durante as festas). Para todos se divertirem, os pais podem alternar a divisão das responsabilidades entre eles para garantir que haja supervisão contínua.
Aqui estão algumas dicas onde devemos ficar atentos, para evitar que seu filho(a) sofra abuso sexual:
1) Durante o sono
É muito comum que as famílias recebam visitas em casa ou sejam visitas na casa de outra pessoa. Nos dois casos é recomendado que as crianças durmam no quarto com os pais.
2) Dentro do carro
Ao dar carona para alguém, fique atento. Muitos abusos acontecem durante o trajeto de viagens ou passeios. O parente ou alguma que recebe a carona acaba aproveitando que está sentado no banco detrás ao lado da criança e aproveita para abusar. Ao dar carona, é recomendado que o pai ou a mãe vá atrás com os filhos.
3) Em momentos de lazer
A maioria dos abusadores cria situações para ficar a sós com a criança a convidando para brincar, andar de bicicleta, fazer um passeio, ir ao mercado.
4) Durante as refeições
O abusador buscar sentar-se ao lado da criança e por baixo da mesa toca nas partes intimas dela ou põe a mão da criança nas partes genitais dela. E sim, é bem ali na “frente de todo mundo”.
5) Dentro de ônibus e avião.
A criança deve sempre se sentar na poltrona ao seu lado, de preferência no lado da janela. Este é o local mais seguro. E não deixe a criança ir ao banheiro do ônibus sozinha.
6) No uso do banheiro
A criança não deve usar o banheiro publico sozinha. Sempre acompanhe seu filho (a) ao banheiro, seja de rodoviárias, aeroportos, parques, postos de gasolina, clube.
7) Em piscinas e praias
Sempre acompanhe a criança durante banho de piscina e praia. Muitos abusadores agem durante esses banhos por baixo d’água.
Para finalizar, é necessário capacitar as crianças para que elas saibam identificar comportamentos inadequados e que aprendam técnicas de autoproteção caso o abuso aconteça, como, por exemplo, gritar “não” ou “pare”e sair correndo para contar para os pais ou adulto de sua confiança.
É importante ressaltar que o abuso sexual é um crime grave e nunca deve ser justificado ou tolerado. O respeito mútuo e a conscientização sobre consentimento são essenciais para prevenir esse tipo de violência, independentemente do contexto ou ocasião.
LEIA TAMBÉM: A importância do filtro solar contra o envelhecimento precoce