Você sabia? Os olhos podem indicar que algo não vai bem com o coração

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Nem sempre alterações nos olhos, como olhos vermelhos, visão embaçada, desconforto visual são problemas só dos olhos.

Na cardiologia usamos o exame de fundo de olho, que é um exame não invasivo. Ele é realizado com um colírio dilatador e uma luz para fazer o mapeamento da retina. As alterações nos vasos do fundo de olho podem indicar alterações na pressão arterial, que é um fator de risco já bastante conhecido para as doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral.

Outra doença que altera o fundo de olho e está intimamente relacionada com as doenças cardiovasculares é o diabetes. A retinopatia diabética pode evoluir para cegueira, caso o diabetes não fique controlado cronicamente. Estima-se que os diabéticos têm 25 vezes mais chance de evoluir para cegueira que a população geral.

Outra ocorrência clássica de alteração no olho que pode estar relacionado com o coração é a hemorragia conjuntival, que pode estar relacionada com um aumento súbito da pressão arterial.

Enfim, fique atento aos sinais que os seus olhos podem te dar! Se você é hipertenso ou diabético e nunca fez um exame de fundo de olho, converse com seu médico. Prevenção sempre é o melhor.

LEIA TAMBÉM: Ano Novo: dicas para colocar suas mudanças e metas em prática

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich